Quais características identificar em uma Seguradora de confiança

seguradora-passa-a-perna
Como identificar quando uma Seguradora quer te passar a perna?
23 de julho de 2020
Atenção ao contrato antes de contratar uma Seguradora
7 de agosto de 2020

Quais características identificar em uma Seguradora de confiança

Para evitar e precaver determinadas situações e emergências, algumas pessoas tendem a investir em proteções, seguros e cuidados que estarão disponíveis e atenderão as mais diferentes situações, com a principal vantagem de possuir um amparo e sustentação quando se está desesperado. Essa é a funcionalidade de uma Seguradora.

Contratar uma Seguradora é uma escolha do condutor e proprietário, no qual a mesma tem funções de estabelecer cuidados, manutenções, atendimentos e segurança de acordo com as solicitações realizadas na apólice, sempre baseadas em um pagamento mensal. E para a melhor contratação, é importante saber quais as características identificar em uma Seguradora de confiança, que tendem a seguir um padrão de qualidade. 

Mas, é interessante ressaltar que é um grande e constante investimento, sempre dependendo do que será protegido e incluído no contrato ou apólice realizados entre a empresa e o proprietário, pois cada adição carrega valores superiores e consequentemente, maiores proteções e atendimentos em diferentes e específicas situações. 

Muitos motoristas, principalmente os que realizam altos investimentos em automóveis, procuram contratar Seguradoras para proteger seu patrimônio, garantindo que em qualquer situação o mesmo será amparado, sem que isso dependa de investir dinheiro em uma emergência sem qualquer aviso e preparação, com o investimento mensal no seguro, há essa segurança todo o tempo. 

Entretanto, como foi dito, assim como o automóvel, a Seguradora é um alto investimento, pois será a responsável por garantir a proteção de um patrimônio de alto valor e consequentemente necessitará de uma atenção financeira da parte do proprietário.

Devido à isso, é muito importante que o condutor faça uma pesquisa, analise suas opções, e tenha suas necessidades e possibilidades de investimento como base, antes de assinar qualquer contrato com empresas do ramo. Primeiramente, vamos entender como este mercado funciona na prática. 


Como funcionam os Seguros? 

Para entender melhor quais as características que indicam que a Seguradora é de confiança, é muito importante possuir um básico conhecimento sobre o mercado de seguros, seu funcionamento, pagamentos, Direitos do Consumidor, entre outros, para então no momento da decisão, definir e escolher o que será mais acessível, benéfico e viável para suas necessidades e do seu veículo, além de principalmente escapar de golpes, furtos e ilegalidades que possuem em determinados “seguros”. 

Primeiramente, entenda que o seguro de veículos é selado através de um contrato (também denominado de apólice), e que nele, estarão todas as informações referentes a pagamento, itens que estão inclusos na proteção, direitos do consumidor e deveres da Seguradora. Devido a isso, é sempre importante mesmo depois de decidir a Seguradora que será contratada, ler com muita atenção todas as páginas da apólice, além de tê-la como base para qualquer solicitação de serviço. 

O pagamento varia de acordo com o que será protegido, sempre dependendo de fatores como: modelo do automóvel, se é novo ou “velho”, informações pessoais do proprietário, dados estatísticos, a rotina que o mesmo possui, futuras situações que estão em risco e afins (desde colisões e batidas, até mesmo furtos e roubos), sempre decidido o que estará incluso, pelo proprietário. Quanto mais riscos, mais caro será o seguro. 

Em modo geral, as Seguradoras trabalham como uma “poupança” para que no momento de necessidade, haja como realizar os serviços. Vários condutores contratantes da Seguradora, pagam mensalmente sem que haja nenhum intervalo, no qual a Seguradora usará para cobrir gastos da mesma, e principalmente realizar qualquer serviço solicitado pelos seus contratantes. 

Sendo uma “reserva” de dinheiro para os atendimentos e para ao fim gerar os lucros da Seguradora. Para que o investimento seja benéfico, acessível e principalmente garanta atender todas as necessidades que o proprietário possui, é muito importante realizar uma vasta pesquisa, prestar atenção em todas as opções e buscar sempre a melhor performance das empresas que realizam serviços de seguros. 

Para isso, é indispensável saber quais características identificar em uma Seguradora de confiança. 


Quais as características identificar em uma Seguradora de confiança? 

Qualquer empresa que lida com seguros e serviços de proteção à determinados itens de valor patrimonial, material ou sentimental, deve seguir alguns critérios de qualidade, ranking de indicação e performance. Primeiramente, a Seguradora deve haver aprovações e qualificações de empresas que trabalham na aprovação e fiscalização desses serviços, como por exemplo a SUSEP (Superintendência de Seguros Privados), ou pesquisas do site de consumidores “Reclame Aqui”. Caso a Seguradora não possua ótimos resultados e colocação no ranking, consequentemente não possuirá boa performance. 

Ao conhecer uma Seguradora, é muito importante observar seu histórico, mesmo que seja qualificada, é interessante analisar (mesmo que de maneira virtual), seus resultados com clientes reais (nas mais variadas situações), suas indicações, fotos de serviços realizados, identificação de garantias, e que haja uma boa apresentação, mesmo que de maneira digital (em sites, posicionamento no Google, redes sociais), afinal, na atualidade as marcas devem se posicionar também digitalmente. 

O atendimento e apresentação são fatores de muita importância, talvez até mesmo o primordial para que o contrato seja realizado. A empresa deve obter uma ótima apresentação, um espaço confortável para realizar o atendimento e atender as dúvidas que o proprietário terá. Os profissionais devem ser qualificados, atenciosos, informar cada detalhe da apólice e serem objetivos com os resultados e serviços que serão realizados, de acordo com o contrato. 

Por fim, é importante solicitar garantias, notas fiscais e questionar sobre os Direitos dos Consumidores. Em algumas situações, problemas podem acontecer mesmo com a melhor performance da equipe, mas, é inevitável que o atendimento e Direitos dos Consumidores sejam respeitados, e que o problema seja resolvido sem a participação da justiça. A Seguradora deve proteger e amparar seus clientes, sempre priorizando a segurança e cuidado. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *