O terceiro é obrigado a fazer o reparo do seu veículo em oficinas credenciadas?

Corretor de seguro auto pode interferir na escolha do consumidor?
24 de julho de 2019
Confira o Ranking das Seguradoras!
7 de agosto de 2019

O terceiro é obrigado a fazer o reparo do seu veículo em oficinas credenciadas?

Quando ocorre um sinistro, há muitas particularidades que devem ser analisadas, uma delas é a questão do terceiro que se envolveu no acidente.

Primeiro é necessário compreender quem é o terceiro nesta história. Sendo assim, entende-se como terceiro a pessoa que se envolveu em um acidente com um veículo segurado. Ou seja, o terceiro é a vítima deste acidente, uma vez que quem ocasionou o mesmo, foi o veículo segurado.

Por ter sido penalizado, a responsabilidade pelos danos causados será inteiramente do veículo que proporcionou tais estragos, neste caso o veículo segurado.

E em meio a todos os tramites que irão se desenrolar, há a apresentação de orçamentos dos reparos dos veículos, registro do que aconteceu, acordo entre as partes, entre outras situações.

A questão é que apesar do responsável pelo acidente – neste caso, o dono do veículo segurado – ter a responsabilidade de arcar com os custos do reparo do veículo do terceiro, este não poderá determinar em qual oficina deverá ser feito o conserto.

O terceiro possui LIVRE ESCOLHA da oficina em que deseja realizar o reparo do seu veículo.

É comum que por falta de instrução e informações, o segurado ordene que o veículo do terceiro seja reparado em uma oficina credenciada. Afinal, quem está tomando conta de toda a situação do caso é a seguradora.

Porém, o terceiro tem liberdade total para escolher a oficina que deseja realizar o conserto do seu veículo, uma vez que o direito de livre escolha é do consumidor, por que não se estenderia até o terceiro?

O que deverá ser feito é o entendimento da situação, para que as partes envolvidas consigam chegar a um consenso do que deverá ser feito. Sendo assim, cabe aos envolvidos no acidente conversarem e solicitar auxilio do corretor para tomar as devidas providencias.

Deste modo, o terceiro tem o direito de fazer a sua escolha de oficina e caso estejam interferindo ou recusando a sua solicitação, denuncie!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *