A oficina indicada não está respeitando os seus direitos de consumidor?

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A oficina indicada não está respeitando os seus direitos de consumidor?

Para qualquer estabelecimento que ofereça produtos e serviços ao consumidor deve estar consciente do seu papel e quais as leis referentes ao empreendedorismo e especificamente a área da mecânica. É necessário estar ciente de todas as regras que o dono e a equipe devem se submeter para que a relação com os clientes seja honesta e o serviço seja eficaz para ambos.

Como já citado, além das leis gerais para qualquer estabelecimento, existem leis especificas para oficinas e mecânicos. Mesmo que seja iniciante, a oficina deve garantir e assegurar que estão em ordem e que as leis são devidamente seguidas, afinal, trata-se de relação direta com o cliente e o serviço prestado.

Código de Defesa do Consumidor

As principais leis são leis trabalhistas (segurança no trabalho, direito aos trabalhadores, por exemplo), legislação ambiental, regularização e outras, mas, também existem leis a serem seguidas quando se trata do consumidor, são denominados “Direitos do Consumidor”.

Primeiramente, todo o estabelecimento que ofereça serviços e produtos à um consumidor deve possuir no mesmo, um exemplar do “Código de Defesa do Consumidor”, um ordenamento jurídico brasileiro que consiste em um conjunto de normas que visam a proteção dos Direitos do Consumidor, sendo as responsabilidades do fornecedor em relação ao consumidor.

Certifique-se que o estabelecimento está ciente dos seus direitos principais e pergunte sobre o Código disponibilizado para os clientes. A transparência de informações sobre os direitos, fornecimentos e pagamentos devem ser direitos e objetivos.

A garantia também deve ser algo estabelecido pelo fornecedor desde o início da obtenção dos serviços ou produtos. Afinal, é o direito que o consumidor possui de reembolso ou de troca quando o produto ou serviço é falho. Cerca de 90 dias após a contratação do serviço, e durante esse tempo, a oficina é obrigada a prestar serviços ao cliente caso necessário.

Agora que você possui uma noção básica de alguns direitos primordiais que devem ser observados durante a compra ou obtenção dos produtos de uma oficina, entenda o que fazer quando os mesmos são negados e o fornecedor torna-se imprudente.

O que fazer de imediato quando meu direito é violado?

Como primeira alternativa, o consumidor quando possui seus direitos violados deve primeiramente procurar o estabelecimento e tentar uma negociação com os representantes do mesmo, seja franco e mantenha a calma, tente uma conversa calma e estabeleça os pontos que você tem de reclamação e tente fazer ele entender o problema causado. Em muitos casos, pode ter sido apenas um mal-entendido e assim possa ser dado uma resolução pelo fornecedor, então mantenha a calma!

Procon

Caso não consiga chegar a nenhum acordo, o consumidor pode procurar O Instituto de Defesa do Consumidor, o Procon (telefone 151), e fazer uma reclamação sobre o problema. Com a fiscalização do Procon, existem casos que podem ser discutidos, elaborado um acordo e assim resolvidos, porém, em casos extremos, a presença do Procon pode não ser suficiente.

Justiça

Caso a ação do Procon não seja suficiente perante o problema, é necessário dar continuidade pela Justiça. O consumidor deve primeiramente adquirir um advogado, de preferência especializado em crimes contra o consumidor, caso o mesmo não possua condições, procure auxílio na Defensoria Pública, ou se o seu caso for de um preço de até 40 salários mínimos, é possível a utilização para seu caso pelo Juizado Especial Cível, que é um caminho mais rápido para a resolução do seu problema.

 Para que a causa se de em andamento, certifique-se que você possui todas as documentações, recibos de pagamentos, provas, e até mesmo testemunhas sobre a imprudência que sofreu e siga com os pedidos sobre os seus direitos.

Caso você não opte pela burocracia que a legislação oferece, juntamente com o desenrolar do caso, existem órgãos de proteção e agências reguladoras que podem tratar do seu caso, dependendo de qual for a causa.

Mesmo que seja um processo cansativo e que mesmo após grande procura de uma oficina de confiança, ainda sofreu prejuízo, mantenha a calma e seja objetivo para resolver o problema, mantenha documentos organizados e preparados para que você possa prosseguir na luta para obter seus direitos e que principalmente sejam assegurados em qualquer circunstância.

Mantenha-se antenado sobre os direitos do consumidor

Mantenha-se informado sobre seus direitos antes de qualquer compra e qualquer investimento alto, saiba que é mecânica é um ponto importante para quem possui automóveis e principalmente para quem depende do mesmo diariamente. Lembre-se que sua segurança é o principal e que a lei está assegurando o seu consumo.

Não hesite em obter seus direitos, principalmente se os mesmos forem violados. Todo consumidor possui seus direitos independente da quantia, ou do consumo que tenha feito. Lembre-se que é um desrespeito do fornecedor com o seu dinheiro, o produto que ele te ofereceu e principalmente, em casos de mecânica, com sua e a segurança da sua família.

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