O sonho de possuir um automóvel próprio está dentre as metas de muitas pessoas. Disfrutar os benefícios da liberdade de ir e vir através de um investimento, e em muitos casos, fruto de muito esforço. Porém, existem muitas questões, principalmente relacionadas à segurança e dinheiro que chegam junto de todas as maravilhas de se ter um carro.
A escolha da melhor e mais eficiente Seguradora é uma delas. É fundamental para quem possui um carro, contratar um serviço de seguros, uma vez que você já reembolsou muito para desfrutar do carro, e não quer ser surpreendido com uma conta resultado de um acidente.
Mas para que você sinta segurança, proteção e confiança em relação ao seu Seguro, primeiramente lembre-se de conhecer a empresa que está contratando, procure recomendações de pessoas que já possuíram experiencias com a mesma e quais são suas opiniões referentes a mesma.
Perca um tempo para avaliar as questões importantes que irão determinar como será a ação da sua seguradora quando você solicitar os serviços.
Um dos pontos determinantes para a contratação dos serviços do seguro, é a oficina. A oficina será a responsável para reparar os consertos e necessidades que seu carro obtiver após a colisão.
Vai ser a oficina que irá determinar como ficará o conserto do seu carro, as despesas e necessidades. Irá transmitir (ou não) a segurança sobre o conserto, sendo também responsabilidade da sua seguradora, então seja bem direto no momento de contratação do seguro sobre o que você necessita e preferências.
Lembre-se que assim como todos os serviços e compras feitas, o seguro também deve respeitar os direitos do consumidor, devem seguir as leis relacionadas e é importante que você conheça e questione todos os seus direitos no momento da contratação e fornecimento do serviço.
Dentre os principais estão: Informação, Garantia, Proteção Contratual, questionamento de Propaganda Enganosa/Abusiva, Liberdade de Escolha e por fim, e a mais importante: Acesso à justiça.
Uma Oficina credenciada é basicamente a oficina escolhida para representar e capacitar o seguro que possui um contrato ou parceria de serviços. Ou seja, é a oficina fixa no qual o seguro seleciona para prestar os serviços necessários para a reparação e conserto dos automóveis que contrataram o serviço do seguro da mesma. Podendo ser mais de uma, ficando a critério do próprio seguro.
Como já dito anteriormente, se você possui a preferência de escolher a sua oficina de confiança, muitas tendem a já obter uma oficina preparada e avaliada para receber os automóveis que contratam seus serviços.
Mas, de acordo com uma determinação da justiça brasileira, feita pelo Ministro Villas Bôas Cueva, a Superintendência de Seguros Privados (Susep) possui uma norma que garante que é um direito dos clientes, que escolham a oficina de confiança para executar os serviços de conserto e reparação.
Caso você seja repreendido e a seguradora não respeite o seu direito de escolha da oficina para a reparação, primeiramente questione a partir da representação do seu direito, por lei.
O consumidor possui uma asseguração da própria lei, ou seja, o Código de Defesa do consumidor. O Instituto de Defesa do Consumidor, o Procon (telefone 151), está presente para que você preste reclamação sobre o problema, com a fiscalização do Procon, existem casos que podem ser discutidos, e feito um acordo para a resolução.
Em casos que o Fiscal não é suficiente para resolver, procure a justiça e denuncie o abuso sofrido. Organize as documentações necessárias e adquira um advogado, caso você não possua condições financeiras para arcar, procure auxílio na Defensoria Pública, ou se o seu caso for de um preço de até 40 salários mínimos, é possível a utilização para seu caso pelo Juizado Especial Cível, que é um caminho mais rápido para a resolução do seu problema.
Não se cale diante das irregularidades sofridas por uma empresa, lembre-se que os serviços são pagos e é um direito do consumidor decidir sobre questões que são determinadas por lei.