A sua Seguradora está te obrigando a levar seu automóvel em uma oficina credenciada? DENUNCIE!

A oficina indicada não está respeitando os seus direitos de consumidor?
18 de dezembro de 2019
Devo reparar meu veículo em uma oficina de livre escolha ou credenciada?
20 de dezembro de 2019

A sua Seguradora está te obrigando a levar seu automóvel em uma oficina credenciada? DENUNCIE!

O sonho de possuir um automóvel próprio está dentre as metas de muitas pessoas. Disfrutar os benefícios da liberdade de ir e vir através de um investimento, e em muitos casos, fruto de muito esforço. Porém, existem muitas questões, principalmente relacionadas à segurança e dinheiro que chegam junto de todas as maravilhas de se ter um carro.

A escolha da melhor e mais eficiente Seguradora é uma delas. É fundamental para quem possui um carro, contratar um serviço de seguros, uma vez que você já reembolsou muito para desfrutar do carro, e não quer ser surpreendido com uma conta resultado de um acidente.

Mas para que você sinta segurança, proteção e confiança em relação ao seu Seguro, primeiramente lembre-se de conhecer a empresa que está contratando, procure recomendações de pessoas que já possuíram experiencias com a mesma e quais são suas opiniões referentes a mesma.

Perca um tempo para avaliar as questões importantes que irão determinar como será a ação da sua seguradora quando você solicitar os serviços.

Um dos pontos determinantes para a contratação dos serviços do seguro, é a oficina. A oficina será a responsável para reparar os consertos e necessidades que seu carro obtiver após a colisão.

Vai ser a oficina que irá determinar como ficará o conserto do seu carro, as despesas e necessidades. Irá transmitir (ou não) a segurança sobre o conserto, sendo também responsabilidade da sua seguradora, então seja bem direto no momento de contratação do seguro sobre o que você necessita e preferências.

Lembre-se que assim como todos os serviços e compras feitas, o seguro também deve respeitar os direitos do consumidor, devem seguir as leis relacionadas e é importante que você conheça e questione todos os seus direitos no momento da contratação e fornecimento do serviço.

Dentre os principais estão: Informação, Garantia, Proteção Contratual, questionamento de Propaganda Enganosa/Abusiva, Liberdade de Escolha e por fim, e a mais importante: Acesso à justiça.

O que é uma Oficina credenciada? 

Uma Oficina credenciada é basicamente a oficina escolhida para representar e capacitar o seguro que possui um contrato ou parceria de serviços. Ou seja, é a oficina fixa no qual o seguro seleciona para prestar os serviços necessários para a reparação e conserto dos automóveis que contrataram o serviço do seguro da mesma. Podendo ser mais de uma, ficando a critério do próprio seguro.

A escolha é um direito seu

Como já dito anteriormente, se você possui a preferência de escolher a sua oficina de confiança, muitas tendem a já obter uma oficina preparada e avaliada para receber os automóveis que contratam seus serviços.

Mas, de acordo com uma determinação da justiça brasileira, feita pelo Ministro Villas Bôas Cueva, a Superintendência de Seguros Privados (Susep) possui uma norma que garante que é um direito dos clientes, que escolham a oficina de confiança para executar os serviços de conserto e reparação.

A Seguradora não respeitou o meu direito de escolha

 Caso você seja repreendido e a seguradora não respeite o seu direito de escolha da oficina para a reparação, primeiramente questione a partir da representação do seu direito, por lei.

O consumidor possui uma asseguração da própria lei, ou seja, o Código de Defesa do consumidor. O Instituto de Defesa do Consumidor, o Procon (telefone 151), está presente para que você preste reclamação sobre o problema, com a fiscalização do Procon, existem casos que podem ser discutidos, e feito um acordo para a resolução.

Em casos que o Fiscal não é suficiente para resolver, procure a justiça e denuncie o abuso sofrido. Organize as documentações necessárias e adquira um advogado, caso você não possua condições financeiras para arcar, procure auxílio na Defensoria Pública, ou se o seu caso for de um preço de até 40 salários mínimos, é possível a utilização para seu caso pelo Juizado Especial Cível, que é um caminho mais rápido para a resolução do seu problema.

Não se cale diante das irregularidades sofridas por uma empresa, lembre-se que os serviços são pagos e é um direito do consumidor decidir sobre questões que são determinadas por lei.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *