Devo reparar meu veículo em uma oficina de livre escolha ou credenciada?

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Devo reparar meu veículo em uma oficina de livre escolha ou credenciada?

Para qualquer contratação de serviços fornecidos por terceiros ou por uma empresa especializada, todas devem seguir os direitos do consumidor para lidar com seus clientes.

Existem direitos feitos especificamente para ele para que seja assegurado caso possua algum imprevisto, irregularidade me relação aos serviços ou até mesmo prejuízo relacionado a compra de um produto a partir de um fornecedor ou empresa.

As pessoas que contratam um serviço de Seguro procuram o básico relacionado ao seu bem material: proteção. A Seguradora é uma forma de garantir que mesmo correndo riscos, você tenha um braço direito para agir e oferecer apoio moral e patrimonial, é uma das partes fundamentais para quem possui um carro e principalmente quando há um grande investimento relacionado a compra.

Mas para que você se sinta seguro, protegido e confiante em relação ao seu Seguro, primeiramente lembre-se de conhecer a empresa que está contratando, as recomendações, as descrições dos serviços e pelo que você está pagando, ou até mesmo investindo.

A oficina escolhida para reparar os consertos e necessidades que seu carro obteve após a colisão, é uma questão importante trabalhada na apólice do seguro.

Vai ser a oficina que irá determinar como ficará o conserto do seu carro, e caso você não sinta segurança ou veja que está sofrendo prejuízo, a seguradora também está inclusa, então seja bem direto no momento de contratação do seguro sobre o que você necessita e preferências.

 

Direitos básicos do consumidor

Existem alguns direitos básicos relacionados a obtenção de um serviço que podem influenciar quando há a contratação do mesmo. É importante que você os conheça para melhor desempenho da compra ou contratação.

  • Informação: Antes de realizar qualquer compra de serviços ou produtos, o fornecedor deve apresentar todas as informações referente à compra, o preço, a garantia, as condições que ele se encontra, duração, benefícios, riscos, composição, fabricação, entre outros.

Não se deixe levar por achar que não é obrigação do vendedor, pois ele está ali também para isso então esclareça todas as suas dúvidas;

  • Liberdade de escolha: Todo consumidor no momento de optar em adquirir um produto deve obrigatoriamente possuir liberdade no momento de escolha, sem que seja pressionado, ameaçado, chantageado ou sofra qualquer interferência do consumidor;
  • Proteção contratual: O CDC protege cláusulas estabelecidas no contrato de obtenção de um produto ou serviço, ou seja, quando as mesmas não são obedecidas ou abusivas, o as cláusulas podem ser anuladas e ou alteradas pelo Juiz;
  • Propaganda enganosa ou abusiva: Quando você possui interesse em um produto ou serviço através do que foi apresentado em uma propaganda, e quando adquire ele não atende as expetativas apresentadas, é seu direito exigir que tudo que foi citado seja cumprido. Caso você já adquiriu a compra, você possui direito de reivindicar um novo produto (que seja o mesmo que foi apresentado na propaganda) ou de receber seu dinheiro de volta;
  • Acesso à Justiça: Por fim, todo consumidor que adquire um produto ou serviço que sofreu alguma dessas, ou outras, interferências que o impediu de executar a função estabelecida desde o início, tem direito de acesso à justiça quando necessário para reivindicar suas necessidades.

 

O que é uma Oficina credenciada?

Uma Oficina credenciada é basicamente a oficina escolhida para representar e capacitar o seguro que possui um contrato ou parceria de serviços. Ou seja, é a oficina fixa no qual o seguro seleciona para prestar os serviços necessários para a reparação e conserto dos automóveis que contrataram o serviço do seguro da mesma. Podendo ser mais de uma, ficando a critério do próprio seguro.

 

Oficina de livre escolha

 Como o próprio nome já traduz, uma oficina de livre escolha é quando o próprio dono do automóvel define qual será a oficina que prestará os serviços para o conserto e reparação.

O detalhe está na escolha da oficina, mas através de uma já contratação de seguro, ou seja, você já possui um seguro responsável por toda a burocracia e despesas, mas prefere escolher a oficina de sua confiança para realizar os procedimentos necessários.

Escolha livre

 Como já dito anteriormente, se você possui a preferência de escolher a sua oficina de confiança, lembre-se de trazer essa questão à tona quando for contratar um serviço de seguro. Muitas tendem a já obter uma oficina preparada e avaliada para receber os automóveis que contratam seus serviços.

Entretanto, é importante que você saiba que de acordo com uma determinação da justiça brasileira, feita pelo Ministro Villas Bôas Cueva, a Superintendência de Seguros Privados (Susep) possui uma norma que garante aos clientes que escolham a oficina de confiança para executar os serviços de conserto e reparação, mas, que isso não isenta da seguradora fazer uma avaliação em relação ao sinistro, e principalmente ao orçamento, afinal, as despesas ainda serão responsabilidades e fornecidas pelo seguro. Determinar a oficina que irá reparar o seu automóvel é um direito do consumidor.

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