Saiba quais passos tomar antes de contratar um Seguro Auto

Quem eu devo acionar caso minha Seguradora aja de má fé?
17 de janeiro de 2020
Quais os canais eu posso denunciar caso minha Seguradora ou Oficina tente ferir meus direitos?
3 de fevereiro de 2020

Saiba quais passos tomar antes de contratar um Seguro Auto

A maioria das pessoas que sonha em ter um automóvel próprio, sonha em desfrutar os benefícios sem que imprevistos de interferências possam prejudicar o desejo de possuir liberdade. 

Mas, quando há um grande investimento em cima de uma compra (além do próprio valor sentimental), algumas questões virão junto, principalmente quando trata-se da segurança e dinheiro.  

O Seguro é uma delas, é uma das partes fundamentais para quem possui um carro, além do auxílio em casos de colisões, acidentes e roubos, investir em uma contratação de um seguro é garantir segurança não apenas para o bem material, mas também para a mente, uma vez que é uma forma de tranquilizar, apaziguar um momento caótico, principalmente quando tudo parece dar errado, o seguro estará lá para resolver.  

Entretanto, algumas pessoas acham que a contratação dessa categoria de serviço é uma perda de dinheiro, não consideram um investimento. O que essas pessoas não pensam sobre isso é que pode ser um dinheiro bem investido e que você pode selecionar diferentes categorias do que cobrir, pelo preço que for acessível perante sua renda. 

 

Por que devo contratar um Seguro Auto? 

 Fazendo uma contextualização da situação e os riscos no qual o seu automóvel tende a estar, vamos nos basear em dados estatísticos. Segundo o relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil encontra-se em 5° lugar dentre os países que registram mais acidentes de trânsito, situando mais de 37 mil mortes em 2016. 

Esses dados ainda não se referem a infrações “leves” que não são cotadas, mas que se bem analisadas, geram o maior prejuízo. Ou seja, mesmo que você seja um ótimo motorista, você ainda está a sujeito a necessitar de um seguro em um caso momentâneo e despreparado, mas quando você se assegura de ter uma proteção em alerta para te auxiliar, o nervosismo se torna apenas uma situação chata no seu dia. 

 

Como funciona o Seguro Auto? 

 O método de funcionamento de um Seguro Auto é basicamente uma relação de uma apólice, ou contrato, firmado entre o cliente e a seguradora. Pode ser interferida por um Corretora de Seguros para ser mais eficiente e assegurar melhor suas necessidades.  

A seguradora encarrega-se de avaliar seu perfil, suas necessidades, a quantia do quanto você pode investir e o que é sua prioridade na hora de proteger e assegurar. 

Os principais “pacotes” de seguro oferecidos são: Acidente de Passageiros, Seguro de Patrimônio, Terceiros, Seguro Compreensivo, mas podendo sempre haver divergências de acordo com a região, necessidades, seguradora, entre outros.  

 

Quais os passos antes de contratar um Seguro Auto? 

  • Faça uma pesquisa: Antes de definir um Seguro, primeiramente faça uma pesquisa no mercado. Analise os fatores que cada uma apresenta, procure referências seguras, faça uma revisão de aspectos gerais de cada seguradora antes de tomar qualquer decisão; 
  • Contrate um Corretor de Seguros: Caso você não tenha noção, experiência, ou mesmo tempo de fazer uma análise completa de todos os fatores antes de contratar um seguro, você pode contratar um profissional para fazer isso para você. Um Corretor de Seguros é o profissional que garante fazer uma pesquisa aprofundada da melhor alternativa para o seu caso de acordo com o seu perfil; 
  • Seguro de Fábrica: Se for o caso de você adquirir um automóvel novo, ou seminovo/usado de uma automotiva, certifique se a mesma oferece pacotes de seguro e veja as propostas. Caso seja do seu interesse, a contratação pode ser feita no momento da compra, e você ainda possui uma garantia a mais de que será assegurado caso necessite; 
  • Escolha o seguro que você realmente precisa: Não haja por impulso no momento da contratação de um serviço. Verifique o pacote que você está adquirindo e se isso se encaixa nas necessidades que você virá a ter, não adianta investir em um seguro de algo que você nem se quer tem chances de precisar assegurar; 
  • Assistência 24hrs: Um fator muito importante que passa despercebido por muitos clientes no momento da contratação de um serviço de seguros é o atendimento ser 24 horas. Certifique-se que o seguro irá garantir assistência em qualquer momento, não pague por um seguro que ache que acidentes são apenas em dias úteis, lembre-se que acidentes não são premeditados e você pode precisar de auxílio a qualquer momento; 
  • Avalie os valores: Informe-se bem dos valores referentes principalmente ao modelo do seu carro. Alguns modelos tendem a serem mais  “necessitados” e “sensíveis” à acidentes e colisões, então não se assuste caso notar alterações dos valores. 

Confie nessas valiosas dicas e pense de forma realista sobre os riscos que você tende a correr caso não contrate um Seguro de confiança. É importante que você se atente a essas questões assim como na compra do seu carro, a importância é a mesma. Proteja não apenas seu carro, mas seu patrimônio, investimento, tempo, liberdade e dinheiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *