Como evitar o alto consumo do combustível?

Quais as responsabilidades que um motorista deve ter?
17 de março de 2020
Está na dúvida em qual Seguradora contratar? Peça recomendações!
1 de abril de 2020

Como evitar o alto consumo do combustível?

Como evitar o alto consumo do combustível?

A conquista de um automóvel próprio está presente na mente e nos sonhos de muitas pessoas. Seja uma procura por autonomia, liberdade, acessibilidade e principalmente em alguns casos, a economia. É considerado um investimento de acordo com as necessidades estabelecidas, ainda mais se tratando de cidades grandes, metrópoles e capitais, assim como para quem necessita de transporte recorrente.

Mas, um carro acompanha algumas preocupações e questões que se não analisadas e planejadas podem tornar essa experiência que até então seria um sonho, em um longo pesadelo. Uma dessas questões é o investimento duplo que um carro necessita, sendo eles, o investimento inicial feito no momento da compra/financiamento do automóvel, mas, um dos mais importantes, o investimento constante em manter um carro, ou seja, combustível, manutenções, mecânica, Seguro Auto, limpeza, entre outros.

Para isso então, é necessário possuir certa estabilidade financeira para que as necessidades que acompanham o seu carro sejam atendidas, sem causar problemas e dívidas. Mas, os planos podem ser explorados para que os gastos não sejam exorbitantes, existem planejamentos e organizações que podem ser estabelecidas para que você aproveite os benefícios do seu carro, sem se enrolar no final do mês, basta se preparar com cuidado e cautela.

 

Planejamentos

Como qualquer compra e mantimentos da vida, a manutenção de um automóvel também necessita de planejamentos de acordo com o que é possível gastar, e o que será realmente necessário. Por isso, sempre faça um planner das suas contas e o que você recebe mensalmente, inclusive o carro. Primeiramente pense se o carro realmente é uma necessidade que estará cabível ao seu bolso, e se compensa diante das despesas sem ele (transporte público, carros de aplicativos, tempo percorrido, rotina, entre outros).

Se estiver em um momento de crise, mas ainda necessite do carro, pense em quais eventos e momentos são realmente necessários de utilizá-lo como o transporte, procure utilizar quando há uma maior necessidade, como rotinas de ir para o trabalho, escola, faculdade, longas distâncias, emergências, entre outros. É um pequeno detalhe que no final do mês fará diferença em seus gastos, principalmente quando trata-se do combustível.

 

Gastos com o combustível

Ter um automóvel próprio e não se preocupar constantemente com o combustível (e suas variantes de preço) é impossível para a maioria dos motoristas. O combustível é um gasto inevitável que qualquer automóvel ou moto possuem diariamente, pois afinal, é através da reação do mesmo que o veículo possui a energia para se locomover e então realizar a sua função, o transporte. Mas, qualquer mudança na economia, crises, e elevação dos impostos, são capazes de aumentar o valor do mesmo e causar preocupação de quem necessita desses meios para se locomover. Entretanto, neste artigo, serão apresentadas dicas valiosas para evitar o auto consumo do combustível.

 

Dicas de economia

Algumas orientações básicas já pertencentes em ações do dia a dia podem ajudar na economia de combustível, evitando assim a constante necessidade de recarregar o “galão”. Uma dica primordial para evitar o gasto mas que muitos esquecem é dirigir de forma prudente, ou seja, dirigir sem tirar o pé no acelerador e sair sem preocupação com o práticas que exigem muito do veículo (manobras difíceis e ultrapassagens), quanto maior a velocidade, mais combustível requer. Evite também o “ponto morto” do seu carro, procure deixar seu carro engatado na marcha mais alta, impedindo mais um gasto bobo.

Uma dica super importante que evita gastos duplos (Oficina e combustível) é manter a manutenção do seu carro em dia, e principalmente a calibração dos pneus, pois além de evitar um acidente e imprevistos, também impede um esforço maior do carro para se locomover e consequentemente, gasto maior com o combustível. Falando ainda de manutenção, lembre-se de constantemente trocar o filtro de ar do carro, pois o mesmo quando não está correto pode aumentar cerca de 28 centavos por litro, diminuindo o desempenho em até 10%.

Outra diquinha boba é evitar deixar o motor ligado enquanto estiver parado, pois gasta combustível sem ao menos fazer a principal função do veículo, se locomover, e além de evitar o motor ligado desnecessariamente, ligue o ar condicionado apenas quando forem casos extremos, pois o mesmo aumenta em 20% o consumo. Movimentos bruscos, como freadas repentinas, arrancadas constantes com o carro, podem ser fatores que a longo prazo podem prejudicar o desempenho e explorar o uso do seu combustível.

 

Cálculo de economia

Caso você ainda fique inseguro com essas dicas básicas e simples para economizar, é possível realizar um cálculo para medir os valores e se preparar para abastecer. Primeiro responda perguntas como:

  • “Qual o modelo do meu carro?” O modelo do seu carro apresenta o quanto ele percorre por litro por combustível e então trazendo seu consumo médio;
  • “Quais as distâncias percorridas no dia a dia?” Faça uma média da utilização em distância que o seu carro percorre diariamente;
  • “Média de valores do combustível?” Valores que estão no mercado pelo combustível

A partir daí, faça o cálculo: Combustível necessário para a viagem = Distância até o destino / Consumo médio do carro. Em casos de viagens longas, faça as modificações necessárias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *