Se sentiu lesado no reparo do seu automóvel? Procure o Procon
O desejo de possuir um automóvel próprio pode acompanhar alguns atritos burocráticos bem desagradáveis, principalmente quando trata-se de proprietários de primeira viagem. É necessário possuir o básico de orientação para não cair em ciladas e ter o os seus direitos e deveres realizados sem problemas e sem ilegalidade, por qualquer parte.
Não é necessário ser um especialista em questões burocráticas sobre direitos e deveres de quem possui um automóvel, mas é sempre válido possuir orientações, atenção sobre funcionalidade dos mesmos, oficinas ou seguradoras de confiança, e sempre muita opinião firme de conhecidos já experientes, ou em todo caso, uma pesquisa firme na internet.
E, ainda sim, nenhum motorista está isento de cair em ciladas, principalmente relacionada a outros motoristas, a oficinas, compra de peças e seguradoras. Por isso, oriente-se com esse artigo de acordo com informações relevantes que qualquer proprietário, comprador deve se atentar. Mas lembre-se, procure sempre evitar chegar ao ponto burocrático, evite o que pode se tornar algo cansativo, exaustivo e em longo prazo.
Primeiramente, é necessário conhecer e pesquisar opções de oficinas que tendem a oferecer o reparo que o seu automóvel necessita, de forma coesa e com resultados esperados do consumidor. Para isso, existem alguns caminhos a se seguir para encontrar a oficina responsável pelos reparos. Lembre-se que independente de ser de qualidade e com relevância no mercado, você ainda possui seus direitos enquanto consumidor assegurados.
Caso tenha conhecidos de confiança que possuam automóveis, e consequentemente oficinas seguras e que já ofereceram serviços corretos aos mesmos, opte por torna-las uma opção. Selecione as que foram de maior e melhor performance, e entre em contato para obter informações sobre os reparos que o seu automóvel irá necessitar. Veja o atendimento, métodos de pagamento, garantia, nota fiscal, o reconhecimento que a mesma possui no mercado, e se sentir-se seguro, realize o serviço.
Se o caso for de não possuir nenhum conhecido com referencias de oficinas, opte pelo caminho mais acessível e que possui um mar de ofertas, a internet. Com uma simples procura, você irá encontrar um vasto número de oficinas, com isso, comece selecionando apenas as que estão liderando o ranking de pesquisa, do Google por exemplo, e a partir daí, inicie a pesquisa profunda. Analise questões como: funcionamento do site, reclamações, criticas, resultados reais que a oficina obteve, informações relevantes que o site possui, e se o mesmo entrega garantia de resultado. Com isso, selecione as melhores e faça o último passo da pesquisa pessoalmente, vendo novamente o atendimento, métodos de pagamento, garantia, nota fiscal, o reconhecimento que a mesma possui no mercado, e se sentir-se seguro, realize o serviço.
Ainda sim, é importante se atentar a detalhes básicos, observe o funcionamento da oficina (limpeza, organização, serviços em outros automóveis), cheque as origens das peças do seu carro e consequentemente o que o mecânico irá utilizar (se você irá pagar por peças paralelas, ou se irão possuir a performance devida), e principalmente, compare os valores, lembre-se que algo que está muito barato em relação ao mercado, pode ser falsificado ou de baixa qualidade, sempre desconfie de ofertas milagrosas.
É muito importante um detalhe a ser seguido pelo proprietário, que o mesmo não de permissão prévia para revisões ou serviços. Não deve-se oferecer o carro para analises ou serviços sem antes conhecer ou saber das pretensões que o mecânico irá ter, lembre-se que é um risco de cair em golpes e ciladas. Antes de qualquer ação, peça um orçamento.
Por fim, mas não menos importante, imponha a necessidade de documentos oferecidos após a compra, como por exemplo, notas fiscais, contratos (caso o serviço seja a longo prazo), documentação explicando o serviço que irá ser realizado, entre outros. Isso será fundamental para o consumidor caso o mesmo sinta que seus direitos foram feridos, é a prova principal para garantir a resolução no Procon ou na justiça.
Mesmo com toda a pesquisa, orientação e cuidados, ainda sim, qualquer consumidor pode ser alvo de ciladas e golpes, mas, a justiça tende a ajudar a resolver. Caso você note que sofreu um golpe, ou o serviço/produto obtido na compra não realizou a performance correta, é o momento de acionar a justiça. Primeiramente, o órgão responsável pelo primeiro auxílio é o Procon, (O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor), é uma nomenclatura para órgãos estaduais e municipais que atuam em defesa do consumidor em situações de ilegalidade e irresponsabilidade do vendedor. Com as documentações oficiais, o mesmo entrará em contato com o Procon, apresentar o problema, e após a reunião da documentação, um funcionário do órgão tende a atuar para gerar um acordo benéfico para ambas as partes, ou seja, o vendedor e o consumidor.
Mas, existem casos extremos que esse acordo não funciona e em seu direito, o proprietário tende a partir para o mais burocrático, a justiça. Primeiramente, com os devidos documentos, procure um advogado especializado, caso não obtenha recursos para esse fim, a Defensoria Pública será o órgão responsável para oferecer um advogado “gratuitamente”. Com isso, um processo será marcado e o juiz irá atuar e entender a situação de ambos.
Entretanto, lembre-se que a escolha final, os direitos básicos de informação, proteção contratual, proteção contra propaganda enganosa, e demais, estão presentes para atuar ao lado dos consumidores quando os mesmos são violados.