A escolha final é sempre a do dono do veículo! Fique atento aos seus direitos
A obtenção de um carro próprio pode acompanhar algumas preocupações chatas e que são indispensáveis para qualquer motorista. O pagamento pode não ser o único peso em possuir um veículo, infelizmente é uma grande responsabilidade que envolve detalhes a serem decididos, informados e principalmente levados com seriedade pelos proprietários.
Possuir um veículo próprio é estabelecer algumas orientações para serem preventivas, principalmente quando trata-se de segurança e da questão de ser um patrimônio de compra. Devido a isso, esteja a par de questões relacionadas a oficinas de confiança (e que estarão disponíveis para atende-lo), Seguradoras (em alguns casos, é válido contratar uma seguradora para garantir a proteção do patrimônio, além de evitar gasto repentino), documentações, e principalmente, estar ciente da legislação do trânsito, e direitos do consumidores.
Independente de qualquer envolvimento que terá relacionado a compra do carro, e posterior a mesma, os direitos do consumidor devem estar presentes, independente de ser oficina, Seguradora, ou mesmo serviços básicos. Ambos são responsáveis pela sua segurança, e garantir a proteção do patrimônio no qual você investiu, ou seja, seu automóvel, todos baseando-se na legislação correta de proteção do consumidor.
Quaisquer das decisões que estejam por efeitos de escolha do consumidor, devem ser respeitados e decididos pelos mesmos, sem influência psicológica de pressão ou chantagem. O Estado promoverá, na forma da lei, a defesa do consumidor, de forma a protege-los e garantir sua atuação. É importante para qualquer consumidor estar ciente do que os mesmos possuem de garantia e saber quando os mesmos estão sendo violados. Segue alguns tópicos dos principais direitos dos consumidores.
O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor, é uma nomenclatura para órgãos estaduais e municipais que atuam em defesa do consumidor em situações de ilegalidade. Sua atuação é feita através de um pedido de consumidores quando sofrem (e podem provar com documentações oficiais) que determinado direito foi ferido, com isso, um funcionário entra em contato com o vendedor ou gerente responsável e procura gerar um acordo viável para ambas as partes.
Em situações no qual a atuação de gerar um acordo viável para ambas as partes não é possível, a ação da justiça deve ser solicitada. Com isso, para dar andamento, certifique-se que você possui todas as documentações referentes a compra realizada, dentre eles: recibos de pagamentos, notas fiscais, notas que apresentem a falha do serviço ou produto, testemunhas, e com isso, acione a justiça. A justiça abrirá uma ação de processo e advogados serão envolvidos para ambas as partes, a partir daí, prove seu lado.
A Defensoria Pública é o órgão responsável por atender os consumidores que sofreram ilegalidades relacionados a compra de serviços e produtos, mas, não possuem recursos suficientes para contratar um advogado particular. Sendo utilizada em situações no qual a atuação do Procon não obteve solução.
Como foi dito anteriormente, o consumidor possui por lei, a segurança e liberdade de tomar decisões sobre compras e obtenção de produtos, sem que haja pressão, ameaça, injúrias, ou qualquer informalidade do vendedor para o comprador. Em caso de má fé pelos vendedores, apresente o conhecimento da lei e demonstre que a legislação está à favor do consumidor em caso de ilegalidade.