O que é o Seguro Compreensivo e para que serve?

Quais os casos que o Seguro não cobre sinistro?
11 de setembro de 2020
Seguro-de-carros-para-recém-habilitado
Seguro de carros para recém habilitado: tudo o que você precisa saber
1 de outubro de 2020

O que é o Seguro Compreensivo e para que serve?

A contratação de um serviço de seguradora, é uma alternativa que  torna-se questionável para a maioria dos motoristas, principalmente os  inexperientes, motoristas de primeira viagem, ou quando há um valor alto de  investimento em um veículo.

A preocupação é sempre garantir segurança, o  funcionamento correto do veículo, e o futuro aproveitamento dos benefícios em  possuir um carro próprio. 

Mas, contratar um serviço dessa categoria, não é uma situação simples.  Primeiramente, vale lembrar que é um alto custo de investimento, um  investimento constante, em sua maioria mensal.

Posteriormente, existe uma  apólice, que determina o que será, ou não, incluído nos serviços. Com isso, é  muito importante entender todo o funcionamento e métodos de atendimento que  cada empresa possui, para que o investimento seja válido. 

É interessante analisar diversas propostas, entender as necessidades do  seu automóvel, a rotina que o veículo irá percorrer, apresentar seus dados, suas  informações, para então, saber qual será a melhor categoria de serviço, e se irá  mesmo ser benéfico.

Mas, na grande maioria dos casos, mesmo que seja para  proteção de veículos de terceiros, o seguro é um investimento válido.  

Como funciona a contratação de um seguro? 

A contratação de um seguro é uma questão que é determinada pela  empresa, mesmo que possuam semelhança, ainda podem variar a apólice e os  serviços oferecidos.

A contratação será apresentada no primeiro atendimento,  logo após a apresentação de todos os dados, informações e perfil do motorista  e dos beneficiários. Com essas informações, os profissionais irão definir o perfil  e com isso, os serviços que são disponíveis e o valor. 

É muito importante estar ciente de todas as informações, o que serão  incluídos nos atendimentos, as “regras” para que o serviço seja realizado, para  então estar convicto e assim, dar continuidade com a contratação. A apólice é a  garantia dos serviços que serão prestados, e também, referente ao pagamento.

O que um seguro compreensivo? 

O seguro compreensivo é uma categoria de serviço disponível na grande  maioria das seguradoras, trata-se do tipo mais procurado e solicitado nas  empresas de seguro do mercado.

O seguro compreensivo é um tipo de serviço  que cobre todo o tipo de atendimento, é a cobertura total do serviço de um seguro  auto, também conhecido como seguro completo. Incluindo tudo, menos a  questão de acessórios do veículo.  

Esse tipo de cobertura foi desenvolvida, para evitar que sejam sempre  “adicionados” serviços extras, que vão sempre sendo incluídos constantemente,  causando confusão, prejudicando o funcionamento do atendimento, e a própria  interpretação da apólice. Essa cobertura é para abranger todos os serviços, 

todas as necessidades e ser um seguro que trará 100% de segurança para os  clientes e consumidores que irão contratá-lo. 

O que o seguro compreensivo cobre? 

Como foi dito anteriormente, essa categoria de serviço é considerada a  mais completa, visando que sua denominação é “seguro total” ou “seguro  completo”.

Por isso, é uma garantia de que tudo esteja incluído na apólice  (sempre variando de empresa para empresa), mas, sempre com o  mesmo propósito.  

O seguro compreensivo então além de cobrir serviços padrões como: 

  • batidas;
  • sinistros;
  • colisões;
  • batidas em terceiros;
  • também inclui, nos seus  serviços situações de roubo/furto;
  • danos por terceiros;
  • incêndio;
  • submersão  (parcial ou total);
  • quedas de precipícios ou pontes;
  • queda acidental de substância que danifique o carro;
  • questões ambientais (furacão, granizo, terremoto,  enchentes, raios, entre outros);
  • explosões;
  • entre outros fatores “fora do normal”. 

Quais os riscos e diferenças referente ao seguro “padrão”? 

A diferença é claramente as categorias dos serviços que serão realizadas,  além de claro, o valor que será acrescentado. O seguro compreensivo é o que  possui mais garantia para qualquer situação, é o que abrange as situações mais  “divergentes”, incluindo desde roubos e furtos e incêndios que são situações “normais”, até acidentes climáticos anormais como terremotos, enchentes, entre  outros. 

O valor é um acréscimo, mas, é mais benéfico contratar um pacote  completo, como o seguro compreensivo, do que adicionar serviços “extras” divididos, sempre com o valor adicional.

Com esse pacote, no final das contas,  torna-se mais benéfico, o valor é compensa mais, possuindo menos taxas de  pagamento. Principalmente quando trata-se de motoristas que possuem o  veículo como meio de trabalho, e transporte diário.  

Como contratar um seguro compreensivo? 

Para contratar essa categoria de serviço, é necessário estar ciente do  valor de acréscimo, do que será incluído, e se, de acordo com o seu perfil pessoal  (e do beneficiário) os serviços terão “chance” de serem realmente solicitados. 

Pois, não compensa no fim, ter um pacote de serviços que possuem uma baixa  porcentagem de serem usados (mesmo que ninguém deseje sofrer uma situação  do tipo).  

Com o perfil definido, e as informações completas, a contratação depende  unicamente da disponibilidade da empresa em oferecer tais serviços. É válido  lembrar que cada empresa possui seus serviços, e podem variar no atendimento.  

Conclusão 

A contratação desse tipo de serviço é uma opção para impulsionar e  garantir maior segurança, proteção e controle das situações. Visando situações  inesperadas, mas que podem ocorrer, mesmo que em uma baixa porcentagem  de riscos.

Para certos perfis, e certos motoristas, é uma garantia que compensa,  pois o atendimento será garantido e o veículo protegido, independente dos  fatores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *