O desejo, a necessidade, e para algumas pessoas, sonho, de possuir um automóvel próprio, desfrutar dos seus benefícios, possibilidades de liberdade, autonomia, controle da própria vontade de ir e vir, são sensações únicas, que muitos jovens possuem a ambição de usufruir logo que completa seus dezoito
anos. É inevitável que na atualidade, e claro, pensando a longo prazo, é de extrema importância, tanto para locomoção, como para segurança, praticidade, economia de tempo, e em alguns casos, de gastos.
Os dezoito anos possibilitam para todos os jovens a opção de realizar os “estudos” e ensinamentos práticos referentes ao volante, regras de trânsito, automóveis, entre outros, para então, obter a sua Carteira Nacional de Habilitação, conhecida também como CNH ou carteira de motorista.
São realizadas aulas teóricas e práticas, posteriormente um exame para analisar a possibilidade de aprovação, sendo concluída com uma carteira provisória com duração de um período de um ano, até o recebimento da carteira definitiva.
Nesse período, considerado um período de avaliação para a conclusão se o motorista está realmente apto, responsável e consciente de todos os ensinamentos e regras de trânsito que foram estabelecidos na auto escola.
Algumas regras são determinadas unicamente para esse “teste” de um ano, no qual o recém habilitado é obrigado a passar. E principalmente por esses motivos, há uma “insegurança” em relação a CNH provisória, muitos motoristas possuem dúvidas em relação a contratação de seguros para seus veículos (ou terceiros).
Primeiramente, os serviços de seguradora podem ser contratados para recém habilitados?
Quando trata-se da questão referente a dúvida se motoristas recém habilitados estão possibilitados de realizar a contratação dos serviços de seguradoras, ou mesmo estarem incluídos nos beneficiários da apólice de um familiar ou conhecido.
Nestes casos, a resposta é que, qualquer indivíduo acima de 18 anos, pode realizar a contratação de um serviço referente a proteção patrimonial do veículo, basta estar disposto a “investir financeiramente” ou seja,
pagar pelos serviços, e obviamente, obter uma carteira de motorista (mesmo que provisória).
As regras para que os serviços sejam realizados pela seguradora, são consideradas padrões em todas as empresas, podendo variar, mas, em sua maioria, são estabelecidas as regras referentes a:
A importância de realizar a contratação de um serviço de seguro auto para jovens
As inúmeras vantagens, e principalmente, a importância de realizar a contratação de um serviço de seguradoras é relevante para qualquer faixa etária, gênero, classe social, modelo de veículo, localidade, entre outros.
Mas, existem dados estatísticos que apontam motoristas e situações mais “propicias” a necessitarem do atendimento de uma seguradora. São considerados riscos mais presentes, informações que são obtidas através de dados estatísticos reais, referente a motoristas e acidentes ocorridos em um determinado período.
Em uma pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a segunda causa principal de mortes entre pessoas de dezoito a vinte e cinco anos no Brasil, são ocasionadas por acidentes de trânsito (ainda levando em consideração que no geral, o Brasil ocupou o quinto lugar em países que mais possuem números de acidentes).
Para uma aproximação melhor dos fatos, segundo o Denatran, jovens na faixa de dezoito a vinte e cinco anos possuem 4x mais chances de estarem envolvidos em acidentes e colisões no trânsito. Essas informações são obtidas
através de fatos documentados, ocorrem devido a fatos que vão além da idade, mas sim da inexperiência (devido ao fato de serem recém habilitados), insegurança de primeiras viagens, desejo incontrolável de usufruir da liberdade, de realizar novas experiências, e obviamente, a irresponsabilidade ocasionada pela imaturidade.
Essas informações são primordiais para influenciar na importância de contratar um serviço de uma seguradora. Apesar de ser um estereótipo, jovens estão presentes em dados assustadores, que, mesmo que em particular o jovem seja responsável e cauteloso, a responsabilidade do outro não é garantida.
Se há essa possibilidade, é extremamente viável para um recém habilitado garantir sua segurança, e a proteção do seu patrimônio (incluindo de terceiros).
Como funcionam os seguros para recém habilitados?
Como foi dito anteriormente, para as empresas não possuem diferenças gritantes nas categorias de serviços disponíveis, em relação ao motorista recém habilitado e um experiente.
Visto que os pacotes são oferecidos diferenciando-se apenas na inclusão (ou não) de determinados serviços e benefícios, a escolha depende unicamente do contratante escolhê-los. O que irão diferenciar-se, são os valores.
Os valores são determinados pelo perfil que o contratante e os beneficiários incluídos na apólice possuem. O perfil é desenvolvido a partir dos dados que são fornecidos para a empresa, sendo eles:
Devido a isso, algumas dessas informações podem diminuir, ou aumentar, o valor dos serviços. A faixa etária, é uma das informações que em sua maioria são capazes de elevar em larga escala o valor da contratação dos serviços de um seguro auto.
Principalmente pelos dados estatísticos que os jovens estão incluídos, a recém habilitação, e a insegurança que os mesmos ainda possuem com a nova experiência. Quanto mais chances de “ocasionar” ou “participar” de uma colisão, acidente ou batida, mais elevado será o valor.
Entretanto, os métodos de funcionamento no geral, incluem as mesmas regras para qualquer motorista, em qualquer situação.
O contrato é estabelecido, os serviços só são realizados em situações de acidentes involuntários (com as regras de trânsito respeitadas), protegendo apenas os motoristas inclusos na apólice, e oferecendo atendimento apenas para situações, localização e veículos, inclusos na apólice.
A mesma será determinante para os serviços serem realizados.
Conclusão
É notável que é muito importante e relevante a contratação dos serviços de um seguro auto, para jovens e motoristas recém habilitados. A insegurança pode ser uma grande inimiga da liberdade e do usufruir completo de um veículo, devido a isso, é um válido investimento.
Algumas empresas possuem combos/pacotes de seguros direcionados apenas para jovens e recém habilitados, garantindo serviços voltados para a necessidade dos mesmos, mas que ainda seja acessível ao bolso.