Pneu vencido pode estourar? Quais os cuidados necessários

as-diferentes-causas-da--perda-total
Furto, roubo, colisão, alagamento e incêndio: as diferentes causas da perda total
8 de outubro de 2020
O-Que-Significa-Indenização-Integral
O Que Significa Indenização Integral?
23 de outubro de 2020

Pneu vencido pode estourar? Quais os cuidados necessários

Pneu-vencido-pode-estourar

Semelhante a qualquer alto investimento patrimonial, um veículo possui  muitos detalhes e questões a gerarem preocupações, que constantemente  devem receber a atenção do proprietário para que posteriormente, não torne-se  um prejuízo ou uma perda.

Mas, com uma básica organização, preparação e  devidas manutenções, é possível economizar, garantir qualidade no transporte  e preservar as peças e o próprio veículo.  

Os benefícios que um automóvel proporciona, não trata-se somente da  liberdade, da autonomia, e da sensação de maturidade, mas também trata-se de  um meio de transporte extremamente necessário, principalmente para  metrópoles e capitais, visto que é mais econômico, prático e seguro, garantindo  uma locomoção para qualquer ocasião e necessidade.

Mas, para isso, é  importante estar em constante manutenção com as obrigações do veículo. 

As manutenções mesmo que sem uma visível ou extrema necessidade,  são importantes, pois em algumas situações as peças não demonstram imediatamente a validade, fragilidade e ausência de qualidade, só quem pode  garantir sua capacidade de funcionamento são os profissionais de mecânica e  de manutenções das peças (antes que uma situação pior aconteça).

Será  abordado nesse artigo uma questão muito válida, com muita relevância, mas que  em algumas situações são esquecidas, a validade dos pneus e  consequentemente, os prejuízos que a mesma pode causar.  

Importância da manutenção dos pneus  

É nítido que os pneus possuem muita importância para o completo  funcionamento do veículo. Entretanto, suas manutenções podem ser esquecidas  pela simples ausência de conhecimento do motorista, mesmo quando são  manutenções visivelmente necessárias.

Com a melhor performance dos pneus,  o automóvel proporciona melhor força do motor em tração, gerando maior  estabilidade.  

Além de claro, proporcionar melhor performance em variados solos,  situações, sem que haja desconforto para o veículo e o motorista, evitando  também, acidentes e colisões.

A segurança deve ser um ponto de partida para  que o motorista esteja sempre atento com as necessidades dos pneus, pois 

pneus que não estão em perfeito funcionamento, ou mesmo já atingiram sua  validade, podem ocasionar além de acidentes, também o prejuízo em outras  peças do veículo. 

Pneus possuem data de validade? 

A validade de um pneu, ou mesmo ter conhecimento que pneus possuem  validade, são questões que acompanham muitos motoristas, principalmente os  inexperientes e novatos.

Mas, sim! Pneus possuem tempo de validade, e em sua  maioria, podem ser de fácil conhecimento do motorista quando o mesmo o  adquire, e essas informações devem ser obrigatoriamente explícitas e de  conhecimento do proprietário consumidor. 

O período de validade de um pneu é de 5 anos (em alguns casos,  posteriormente a um período de 6 anos o mesmo começa a constantemente  ocasionar prejuízos e demonstrar péssimo funcionamento).

Esse período de  validade de 5 anos é contado a partir da data de fabricação, informação que deve  ser incluída na própria lateral do pneu. São informados 4 dígitos, os dois  primeiros, são a semana de fabricação, e os dois últimos, são referentes ao ano.  Exemplo: 1017 (10° semana do ano de 2017).  

O que pode ocasionar um pneu vencido? 

Mesmo que trate-se de um pneu, o período de validade possui uma  importância, pois, após ele, os pneus começam a ocasionar prejuízos e  demonstrar péssimo funcionamento, pois já atingiram seus limites e estão  desgastados.

Serão incluídos nesse artigo as principais ocorrências de um  veículo que mantém os pneus vencidos.  

Riscos de derrapagem

O prazo de validade não respeitado pode alterar  a profundidade dos pneus, se a mesma for menor que 1,6 mm ao solo,  além de aumentar os riscos de derrapagem em pistas secas e molhadas,  ainda é um caso de infração conforme indica a Legislação de Trânsito.  Necessitando de uma imediata troca. 

Aumento no gasto de combustível

Devido a validade dos pneus, os  mesmos necessitam de maior força para que o desempenho tente  acompanhar um funcionamento normal (como se ainda estivesse em perfeito estado), e consequentemente, há uma necessidade maior de  utilização dos combustíveis, gerando um gasto maior.

Ausência de controle nos freios

Os freios de um veículo estão  inteiramente conectados com os pneus, como foi dito anteriormente, a  validade de um pneu e consequentemente, sua péssima performance,  influenciam no funcionamento e desgaste de outras peças e  funcionalidades do veículo, incluindo os freios.

Quando os mesmos já  atingiram sua validade, o ato de pisar no freio e obter uma resposta (frear  corretamente) torna-se mais difícil, pois o veículo irá demorar mais para  parar, e consequentemente, ocasionar perigos maiores (principalmente  quando trata-se de pistas molhadas). 

Pneu vencido pode estourar

Como foi informado anteriormente, a  validade de um pneu possui grande relevância e importância, principalmente quando trata-se da segurança do motorista e de terceiros.

Um dos motivos que apontam essa insegurança, são os estouros que os pneus vencidos tendem a ocasionar. Devido a validade, o pneu já não  realiza a eficiência na performance, e já é considerado desgastado, esse  desgaste gera pouca flexibilidade, ressecamento da borracha, diminuição da profundidade e cada vez mais desgaste, consequentemente, as  chances de sofrerem um estouro tornam-se maiores.

Com isso, há a  insegurança de ocasionar acidentes, colisões e batidas, principalmente  quando o veículo está em avenidas e estradas em pleno movimento.  

Quais os cuidados necessários com um pneu? 

Mesmo que sejam informações de difícil conhecimento, não são de difícil  acesso, os cuidados com os pneus podem ser observados por qualquer  motorista e proprietário, é necessário um básico conhecimento para entender o  período que necessita uma manutenção e o período de validade que impõe a  troca dos pneus.

Como já foi informado anteriormente, os pneus informam seu  período de validade (além da data, também fisicamente), com isso, é necessário  apenas estar em dia com suas trocas e manutenções. 

Quando o mesmo está com defeitos em sua performance antes do prazo  de validade, é importante observar os sinais (que já foram informados nesse artigo), sendo eles: gasto excessivo de combustível, ausência de controle nos  freios, e a derrapagem em solo seco (sem controle em solos molhados), sendo motivos suficientes para evitar causos maiores (como um estouro) e realizar uma  manutenção.  

É importante também possuir cautela e cuidados diários com os pneus,  pois a ausência desses fatores pode desgastar ainda mais o pneu e impulsionar  uma troca antes mesmo da validade.

Com isso, evite sobrecargas, buracos,  solos desgastados, freadas e arrancadas bruscas, entre outros. Cuidados com  os pneus são investimentos diários em segurança própria e de terceiros. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *