Possuir um automóvel próprio, fruto de seu esforço, trabalho e investimento, impulsiona sentimentos de liberdade, autonomia, segurança própria e realização pessoal, entretanto, não são só de benefícios e aproveitamento que vive um veículo.
Veículos assim como qualquer objeto que “trabalha” constantemente, e carrega responsabilidades, necessita de seus cuidados, atenção e cautela por parte do proprietário, para que futuramente, não gere um problema maior.
Para a estabilidade de um automóvel (e consequentemente do motorista e proprietário), é necessário que o mesmo esteja corretamente em dia com as documentações, pagamentos, e tudo que trata-se da legislação, visto que pode gerar uma multa alta e em determinados casos, a perda da Carteira de Motorista.
Além de claro, é fundamental garantir a manutenção constante do veículo e suas peças, não apenas quando é nítida a necessidade.
Também denominada de Revisão Automotiva, a manutenção possui extrema importância para o funcionamento correto e preservação de peças do veículo, visto que, se o mesmo possuir suas manutenções (revisões) corretamente, a tendência de evitar danos maiores, ou permanentes por conta de uma revisão tardia, será menor, em comparação a um veículo que simplesmente teve sua “parada”, ou mesmo que um problema visível.
Como foi citado anteriormente, a revisão automotiva é um sinônimo para manutenção, ou seja, trata-se das manutenções preventivas, que são realizadas sem um motivo explícito ou específico, mas sim, para averiguar as peças, revisão do óleo, motor e o funcionamento geral do veículo.
Pode ser feita em intervalos de acordo com a opção do próprio motorista, ou mesmo a partir de uma indicação do mecânico de confiança ou fabricante. Para entender sua importância, é válido comparar com o próprio corpo humano.
Assim como é importante fazer exames e consultas de rotina, para averiguar o estado do corpo, investigar algo e garantir a saúde estável, é importante para o veículo averiguar todo o funcionamento e necessidades que o mesmo pode vir a ter.
Mesmo que não seja uma necessidade exposta, a longo prazo pode tornar-se um problema, e até impulsionar mais gastos, o que poderá ser evitado caso haja revisões automotivas.
Alguns motoristas possuem uma visão de que uma revisão automotiva pode ser um “gasto” fora do necessário, um “gasto” sem um motivo específico.
Existe a possibilidade da revisão chegar ao resultado de que o veículo está em perfeitas condições de funcionamento e as peças estão corretamente inseridas e válidas para o uso.
Mas, é apenas uma das possibilidades, não é uma garantia, como o próprio nome afirma, é uma revisão, é um método de garantir qualidade e evitar imprevistos.
Mas, para exemplificar melhor as vantagens, a revisão automotiva: mantém as peças com qualidade em funcionamento, aumenta o ciclo e qualidade de “vida” dos pneus (uma vez que a manutenção irá averiguar qualquer necessidade e qualquer imprevisto), garante uma economia em gastos do combustível (visto que o funcionamento irregular de algumas peças podem causar um gasto a mais de combustível, pedindo uma maior demanda de abastecimento e consequentemente, maior gasto), entre outros pontos.
Garante também uma vida útil de peças que relacionam-se com água, óleo, sensores térmicos, entre outros. Além de um ponto importante, inspecionar as peças traz a garantia de um melhor funcionamento do veículo e consequentemente, gera uma maior segurança para o motorista, pois um veículo com suas manutenções realizadas corretamente, garante segurança, evita acidentes, colisões e problemas realizados por conta do funcionamento incorreto do veículo.
Assim como qualquer ramo de conhecimento, a área mecânica possui seus mitos, suas verdades, e questionamentos por parte dos motoristas.
Entretanto, é importante desvendar esses mitos e entender o que é considerado verdade, ou seja, o que é válido como informação, tanto para motoristas, tanto como um conhecimento básico para qualquer indivíduo.
Mito! O principal erro cometido por grande parte dos motoristas é esperar para realizar revisões e manutenções quando o veículo realmente interromper o funcionamento básico ou causar problemas (dentre eles: acidentes, colisões, peças quebradas, entre outros).
Alguns problemas são silenciosos, não demonstram nitidamente serem problemas, mas em um momento de estopim, podem gerar problemas mais caros e mais difíceis de serem resolvidos.
Mito! Independente de serem veículos novos ou seminovos, ainda são máquinas, que possuem peças que funcionam constantemente e necessitam de manutenções, pois mesmo que sejam novas, ainda funcionam da mesma maneira que qualquer outra peça.
A revisão garante uma maior qualidade no funcionamento do veículo, e para os novos, garante um ciclo maior de “vida” do veículo.
Mito! De acordo com os profissionais da área, é importante que as revisões sejam realizadas a cada 10 mil quilômetros rodados, independente das circunstâncias. Esse número é medido pelo que é “gasto” nesses quilômetros.
Mito! Para um melhor resultado e uma avaliação mais eficiente, é muito importante que os pneus estejam frios no momento da calibragem. Quanto mais quente, maior a compensação para calibrar.
Verdade! Mesmo que seja uma informação sempre pertinente para a área de mecânica e motoristas no geral, é sempre um conhecimento que deve ser ressaltado.
É muito importante sempre checar o nível de óleo, no mínimo uma vez por semana. Com isso, há uma contribuição maior para uma melhor vida útil do veículo, além de garantir a lubrificação.
Verdade! Quando o fluido do freio não é substituído no período correto, pode gerar oxidação (ou seja, ferrugem) nas peças internas, dentre elas os cilindros.
Verdade! Assim como aparelhos de ar condicionado instalados em ambientes fixos como casas e apartamentos, o ar condicionado do veículo necessita de manutenções para garantir uma higienização e melhor funcionamento, quanto maior a rota de terra e poeira, maior a necessidade de limpeza.
Verdade! Em algumas situações, as revisões automotivas quando feitas corretamente, garantem uma melhor qualidade no ciclo de vida do veículo, garante um cuidado com as peças e evita gastos repentinos ou perdas maiores geradas por problemas não corrigidos a tempo. A Revisão Automotiva é um investimento em qualidade, segurança e economia.