Com a funcionalidade de garantir proteção, segurança, auxílio em situações de emergências e principalmente, arcar com gastos gerados por incidentes, uma seguradora é um setor do mercado que presta serviços de proteção patrimonial, que podem ser contratados por pessoas físicas a partir de um contrato (apólice) e um pagamento mensal ou semestral.
Os principais motivos que levam motoristas e proprietários de veículos a contratarem uma seguradora, são: a segurança de estarem protegidos, de terem uma garantia patrimonial em qualquer incidente, que independente do grau de perda, a situação que vier a acontecer (desde que seja gerado involuntariamente e sem razões ilegais), ter um espaço dedicado ao atendimento em situações de emergências (nos quais podem ser situações de desespero e anseios) e claro, a economia que é garantida.
Mas, são serviços de extrema importância, relevância e necessitam de um constante investimento, mesmo que pouco. Devido à isso, muitas pessoas que desejam e necessitam de investir em uma seguradora, sentem-se inseguros em relação a qual a melhor opção, qual o melhor pacote (de serviços que serão incluídos), desconhecem os valores do mercado (para realizar uma comparação), ou mesmo não conhecem opções de empresas disponíveis no mercado. Com isso, antes de contratar uma seguradora, primeiramente há o auxílio profissional das corretoras.
Uma corretora, neste caso de seguros, é uma categoria de serviço que pode ser contratada por uma pessoa física, para prestar serviços de assessoria e serem representantes oficiais dessas pessoas no momento da contratação de serviços, investimento em patrimônios, entre outros.
Uma corretora é considerada o intermédio na relação entre clientes e seguradoras, são contratadas para garantir que o contrato do seguro seja benéfico e coerente com as necessidades e meios de investimentos do cliente.
As corretoras são responsáveis por interpretar cláusulas e termos dos contratos, comparar valores e serviços disponibilizados, investigar qualidade e reputação de empresas, para então impor uma opção relevante de empresa para que o cliente então contrate a seguradora.
Sendo uma válida opção de auxílio e suporte no momento da negociação e posteriormente ao contrato já estabelecido, em situações da necessidade em alterar informações na apólice, em algum direito do consumidor negado, entre outras necessidades.
Para que seja válida a realizar os serviços citados acima, a corretora deve obter profissionais legalmente autorizados pela SUSEP, que a empresa tenha selos de qualidade e uma reputação de serviços de corretora prestados com honestidade e resultados benéficos. É um serviço relevante e garante maior segurança e assertividade na contratação do seguro.
Como a própria denominação já afirma, uma corretora tradicional apresenta todo o atendimento, análise do perfil do cliente, serviços prestados, relação com o cliente, pagamentos, entre outros, de maneira tradicional.
Ou seja, todo o atendimento é realizado com uma relação física do cliente para com os atendentes e profissionais da corretora. São marcados os atendimentos em escritórios e empresas físicas, e conforme forem dando andamento nas etapas da corretagem, os serviços são realizados.
A corretora (os profissionais disponibilizados) tende a acompanhar não somente a situação do cliente, mas, em quaisquer acordo e contratação que os mesmos vierem a realizar para com a seguradora. Como foi dito anteriormente, são representantes dessas pessoas na contratação de uma seguradora.
Semelhante a qualquer setor do mercado que presta serviços a pessoas físicas, as corretoras estão se adaptando ao método “online” e totalmente virtual de realizar serviços de corretagem. É um meio que cada vez mais vem tornando se necessário, válido e principalmente mais acessível para os clientes e mais econômico para os profissionais e empresas.
O serviço online de uma corretora é semelhante ao serviço tradicional, apenas se diferenciando em ser realizado totalmente online. O atendimento ao cliente não é presencial, são realizados através de aplicativos de comunicação (Whatsapp Business), chatbots online e em alguns casos, ligações por telefone ou chamadas de vídeo.
Posteriormente ao perfil do cliente estabelecido, os cálculos são realizados e as opções de serviços são expostas, após a opção do cliente definida, os dados são inseridos pelo cliente e os documentos scaneados. Pronto, após o pagamento, a contratação do serviço é feita.
As diferenças entre uma corretora online e uma corretora tradicional, é básica, apesar de não ser notável. A principal diferença é, a corretora online realiza todos os serviços, desde o atendimento, obtenção de dados do cliente, até a contratação do serviço, de maneira online, sem qualquer interação física referente ao cliente e o profissional corretor. Não são necessários encontros, datas marcadas, deslocamento, gastos com transporte, horas aguardadas, como em relação a corretora tradicional.
Para o atendimento e contratação de serviços de uma corretora tradicional, é necessário marcar encontros em horários comerciais, aguardar a burocracia e tempo humano de realizar os serviços, enquanto nos atendimentos online, podem ser realizados em qualquer horário, situação, ambiente e tende a ser mais acessível e prático, para ambas as partes. Como foi dito anteriormente, a diferença básica é um ser totalmente online e o outro totalmente presencial.
Apesar da grande diferença, a qualidade em si não depende do método de atendimento e de serem serviços online ou presenciais, a qualidade vai muito além do ambiente no qual são realizados os atendimentos, onde são moldados os perfis dos clientes e contratações dos serviços.
Para ser determinado um serviço de qualidade, primeiramente, como foi dito anteriormente, é necessário a aprovação e autorização legal pela SUSEP, além de tratar de uma reputação relevante de serviços já realizados por outros clientes, ser referência no mercado é essencial.
Ambos os métodos de serviços de corretagem podem realizar contratações e resultados benéficos, pois, de acordo com o mercado profissional, ambos possuem pontos positivos e negativos, e tendem a variar em preferência.
Cada cliente possui seu método favorito e o que mais se adaptou. Independente de como foi realizado, ambos possuem meios de serem de qualidade e benéficos para os contratantes. E, em situações de irregularidade, os direitos do consumidor garantem proteção e legalidades para com os consumidores.