Investir em qualquer categoria de serviços, ou mesmo produtos referentes a veículos, podem obter questões específicas e dúvidas para a maioria dos motoristas, principalmente quando tratam-se de motoristas de primeira viagem.
Os principais motivos que acompanham essas inseguranças são devido ao alto valor de investimento (do próprio veículo, das peças ou serviços que serão investidos), incertezas sobre o nível de qualidade, tempo de duração, métodos de compras, contratos, entre outras questões.
O investimento nos serviços de um seguro é um grande exemplo. Uma seguradora tem a principal função de oferecer serviços de atendimento, proteção patrimonial (neste caso, para o veículo) e disponibilidade em qualquer situação que esteja incluída na apólice, para o veículo, motoristas e beneficiários.
A apólice, é o principal documento para garantia dos direitos e deveres do consumidor e da empresa, nela serão inseridas as categorias de serviços adquiridas pelo consumidor, métodos de pagamento e “regras” para ambas as partes.
As principais dúvidas referentes a contratação de um serviço de uma seguradora incluem: qual melhor empresa no mercado? qual o melhor pacote (ou combo) de serviços que são disponibilizados? qual o valor mais justo? qual o melhor atendimento e profissionalismo? entre outros.
Mas, uma básica pesquisa, e leitura rápida de artigos referentes a essa área, já garantem um entendimento abrangente e auxilia no momento de procura e contratação desse serviço.
Primeiramente antes de questionar e analisar qual será a melhor opção de seguro para seu veículo e sua situação atual, é importante entender como obter referências de opções de seguradoras no mercado.
Com a expansão da internet e facilidade de acesso aos meios de comunicação, uma simples pesquisa torna-se fácil, prática e os resultados são mais garantidos. Também é possível obter opções de empresas de acordo com a experiência e opinião de conhecidos, amigos e família.
Com auxílio da internet, realize uma pesquisa em um site de procuras, podendo ser o Google, ou até redes sociais que disponibilizam ferramentas de procuras e resultados.
Os resultados obtidos trarão as principais opções que possuem melhores avaliações de usuários (consumidores), com as avaliações que apresentam comentários referente as experiências, indicações de clientes, entre outros comentários.
Além de claro, apresentar as empresas mais acessadas nos primeiros resultados.
Uma dica importante para reconhecer uma opção viável de empresa, é a apresentação que a mesma possui em ambiente digital.
A organização do site, acessibilidade, legibilidade, leiturabilidade, demonstração de resultados reais, avaliações dos clientes, atendimento acessível, e as redes sociais serem movimentadas, visualmente atrativas e informativas.
Selecionando as mais atrativas e benéficas opções através da pesquisa na internet, é o momento de marcar atendimentos, ou seja, uma entrevista com os profissionais.
Nesse momento é ideal que todas as dúvidas sejam apresentadas aos profissionais, que os direitos do consumidor e a garantia sejam apresentados, além de realizar o perfil do cliente, para determinar o serviço ideal, e consequentemente o valor.
Existem variações em tipos de seguros que são disponibilizados por cada empresa, mas em sua maioria, possuem categorias padrões de pacotes e combos.
Lembre-se sempre que o tipo ideal de seguro para suas necessidades, deve ser baseado no seu perfil e de seus beneficiários, para que estejam de acordo com o que será útil.
O perfil é definido pelos próprios profissionais do seguro, com o auxílio das informações fornecidas (faixa etária, experiência no trânsito, rotas mais seguidas, região, gênero, entre outras).
A perda total é um tipo de serviço que refere-se a situação de após uma batida, colisão e acidente, o veículo não pode ser recuperado, ou sua restauração possui um valor de 75% acima do que o veículo vale (valor total do veículo). Nesses casos, após a confirmação da perda total, é fornecido uma indenização do valor total do veículo.
A perda parcial é semelhante a perda total, mas trata-se de uma perda ou gasto, após uma batida, colisão ou acidente que possui um valor de gasto inferior a 75% do valor total do veículo. Após a confirmação, a indenização é entregue ao motorista. A oficina que será responsável pelo conserto pode ser de escolha do motorista beneficiário ou através da oficina escolhida pela seguradora, depende da empresa.
Esse tipo de seguro depende da disponibilidade de cada empresa em oferecer ou não, esse serviço. Esse serviço é oferecido para casos de roubo (quando há contato com a vítima), e casos de furto (quando não há contato com a vítima). Para que haja a indenização, é necessário que a vítima esteja incluída na apólice, além de realizar um Boletim de Ocorrência e esperar a confirmação por parte da seguradora.
Algumas seguradoras, dependendo da região e probabilidades, oferecem o tipo de serviço para indenização após incidentes causados por enchentes, nevascas, terremotos, raios, tempestades, entre outros. Esse tipo de serviço não é comum em todas as empresas, mas podem ser oferecidos. A indenização é oferecida após a confirmação do incidente.
Esse tipo de serviço é oferecido em casos de incêndios involuntários, no qual o incêndio é acidental. Para que seja validado, a seguradora irá investigar a causa do incêndio e determinar se a indenização poderá ser entregue, ou não, para o beneficiário.
O seguro para terceiros, como o próprio nome já afirma, é um tipo de seguro oferecido para proteger e indenizar motoristas de outros veículos, como por exemplo em uma situação de colisão ou batida em um automóvel de outra pessoa. Esse tipo de seguro pode ser contratado de maneira independente, ou seja, sem que seja contratado para uso próprio do cliente.
É o pacote mais completo em oferecimento de serviços, atendimentos e indenizações. Nesse tipo de seguro, há o maior número de garantias e benefícios, com as mais variadas situações e probabilidades. É de maior valor em investimento, mas garante maior abrangência em serviços e atendimentos.
Entretanto, independente do perfil que for traçado, das orientações profissionais e opiniões de conhecidos, o cliente deve sempre estar ciente de que a escolha final do tipo de seguro ideal para ele, seu veículo e seus beneficiários é dele mesmo.
A visão de necessidade, de valor que pode ser investido, e de maior confiança nos tipos de serviços, é sempre mais eficiente quando vinda do próprio motorista, do próprio cliente que irá usufruir daquele serviço e atendimento.
É importante estar ciente de que é contra os Direitos do Consumidor qualquer pressão cedida por parte dos funcionários da empresa para realizar a contratação do serviço. A escolha final deve ser sempre do cliente, sem qualquer pressão, chantagem ou ameaça. O consumidor possui a fala final.