Quais tipos de seguro de carro que existem?

Qual-a-diferença-entre-corretora-online-e-tradicional
Qual a diferença entre corretora online e tradicional?
12 de novembro de 2020
O-que-é-um-seguro-com-perfil-e-um-sem-perfil
O que é um seguro com perfil e um sem perfil?
25 de novembro de 2020

Quais tipos de seguro de carro que existem?

Quais tipos de seguro de carro que existem

Investir em qualquer categoria de serviços, ou mesmo produtos referentes  a veículos, podem obter questões específicas e dúvidas para a maioria dos  motoristas, principalmente quando tratam-se de motoristas de primeira viagem. 

Os principais motivos que acompanham essas inseguranças são devido ao alto  valor de investimento (do próprio veículo, das peças ou serviços que serão  investidos), incertezas sobre o nível de qualidade, tempo de duração, métodos  de compras, contratos, entre outras questões. 

O investimento nos serviços de um seguro é um grande exemplo. Uma  seguradora tem a principal função de oferecer serviços de atendimento, proteção  patrimonial (neste caso, para o veículo) e disponibilidade em qualquer situação  que esteja incluída na apólice, para o veículo, motoristas e beneficiários.

A  apólice, é o principal documento para garantia dos direitos e deveres do  consumidor e da empresa, nela serão inseridas as categorias de serviços  adquiridas pelo consumidor, métodos de pagamento e “regras” para ambas  as partes.  

As principais dúvidas referentes a contratação de um serviço de uma  seguradora incluem: qual melhor empresa no mercado? qual o melhor pacote  (ou combo) de serviços que são disponibilizados? qual o valor mais justo? qual  o melhor atendimento e profissionalismo? entre outros.

Mas, uma básica  pesquisa, e leitura rápida de artigos referentes a essa área, já garantem um  entendimento abrangente e auxilia no momento de procura e contratação  desse serviço. 

Como procurar referências de seguradoras? 

Primeiramente antes de questionar e analisar qual será a melhor opção  de seguro para seu veículo e sua situação atual, é importante entender como  obter referências de opções de seguradoras no mercado.

Com a expansão da  internet e facilidade de acesso aos meios de comunicação, uma simples  pesquisa torna-se fácil, prática e os resultados são mais garantidos. Também é  possível obter opções de empresas de acordo com a experiência e opinião de  conhecidos, amigos e família. 

Com auxílio da internet, realize uma pesquisa em um site de procuras,  podendo ser o Google, ou até redes sociais que disponibilizam ferramentas de  procuras e resultados.

Os resultados obtidos trarão as principais opções que possuem melhores avaliações de usuários (consumidores), com as avaliações que apresentam comentários referente as experiências, indicações de clientes,  entre outros comentários.

Além de claro, apresentar as empresas mais  acessadas nos primeiros resultados.  

Uma dica importante para reconhecer uma opção viável de empresa, é a  apresentação que a mesma possui em ambiente digital.

A organização do site,  acessibilidade, legibilidade, leiturabilidade, demonstração de resultados reais,  avaliações dos clientes, atendimento acessível, e as redes sociais serem  movimentadas, visualmente atrativas e informativas. 

Selecionando as mais atrativas e benéficas opções através da pesquisa na internet, é o momento de marcar atendimentos, ou seja, uma entrevista com  os profissionais.

Nesse momento é ideal que todas as dúvidas sejam  apresentadas aos profissionais, que os direitos do consumidor e a garantia sejam  apresentados, além de realizar o perfil do cliente, para determinar o serviço ideal,  e consequentemente o valor.  

Quais os tipos de seguro de carro que existem? 

Existem variações em tipos de seguros que são disponibilizados por cada  empresa, mas em sua maioria, possuem categorias padrões de pacotes e  combos.

Lembre-se sempre que o tipo ideal de seguro para suas necessidades,  deve ser baseado no seu perfil e de seus beneficiários, para que estejam de  acordo com o que será útil.

O perfil é definido pelos próprios profissionais do  seguro, com o auxílio das informações fornecidas (faixa etária, experiência no  trânsito, rotas mais seguidas, região, gênero, entre outras). 

Perda total

A perda total é um tipo de serviço que refere-se a situação de após uma batida, colisão e acidente, o veículo não pode ser  recuperado, ou sua restauração possui um valor de 75% acima do que o  veículo vale (valor total do veículo). Nesses casos, após a confirmação da  perda total, é fornecido uma indenização do valor total do veículo.

Perda Parcial

A perda parcial é semelhante a perda total, mas trata-se  de uma perda ou gasto, após uma batida, colisão ou acidente que possui  um valor de gasto inferior a 75% do valor total do veículo. Após a  confirmação, a indenização é entregue ao motorista. A oficina que será  responsável pelo conserto pode ser de escolha do motorista beneficiário  ou através da oficina escolhida pela seguradora, depende da empresa.

Roubo ou furto

Esse tipo de seguro depende da disponibilidade de cada  empresa em oferecer ou não, esse serviço. Esse serviço é oferecido para  casos de roubo (quando há contato com a vítima), e casos de furto  (quando não há contato com a vítima). Para que haja a indenização, é  necessário que a vítima esteja incluída na apólice, além de realizar um  Boletim de Ocorrência e esperar a confirmação por parte da seguradora. 

Causas naturais

Algumas seguradoras, dependendo da região e  probabilidades, oferecem o tipo de serviço para indenização após  incidentes causados por enchentes, nevascas, terremotos, raios,  tempestades, entre outros. Esse tipo de serviço não é comum em todas  as empresas, mas podem ser oferecidos. A indenização é oferecida após  a confirmação do incidente.

Incêndio

Esse tipo de serviço é oferecido em casos de incêndios  involuntários, no qual o incêndio é acidental. Para que seja validado, a  seguradora irá investigar a causa do incêndio e determinar se a  indenização poderá ser entregue, ou não, para o beneficiário.

Para terceiros

O seguro para terceiros, como o próprio nome já afirma,  é um tipo de seguro oferecido para proteger e indenizar motoristas de  outros veículos, como por exemplo em uma situação de colisão ou batida  em um automóvel de outra pessoa. Esse tipo de seguro pode ser  contratado de maneira independente, ou seja, sem que seja contratado  para uso próprio do cliente. 

Seguro total/compreensivo/completo

É o pacote mais completo em  oferecimento de serviços, atendimentos e indenizações. Nesse tipo de  seguro, há o maior número de garantias e benefícios, com as mais  variadas situações e probabilidades. É de maior valor em investimento,  mas garante maior abrangência em serviços e atendimentos.

Liberdade de escolha 

Entretanto, independente do perfil que for traçado, das orientações  profissionais e opiniões de conhecidos, o cliente deve sempre estar ciente de  que a escolha final do tipo de seguro ideal para ele, seu veículo e seus  beneficiários é dele mesmo.

A visão de necessidade, de valor que pode ser  investido, e de maior confiança nos tipos de serviços, é sempre mais eficiente  quando vinda do próprio motorista, do próprio cliente que irá usufruir daquele  serviço e atendimento.  

É importante estar ciente de que é contra os Direitos do Consumidor  qualquer pressão cedida por parte dos funcionários da empresa para realizar a  contratação do serviço. A escolha final deve ser sempre do cliente, sem qualquer  pressão, chantagem ou ameaça. O consumidor possui a fala final. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *