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O que é um seguro com perfil e um sem perfil?

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Contratar um seguro para automóvel, imóveis, maquinários de trabalho,  ou mesmo que até seguro de vida, é uma escolha que cada vez mais vem  tornando-se presente nas iniciativas de investimentos de muitos indivíduos, visto  que apesar de solicitar de constantes capitais (dinheiro), os benefícios e  vantagens que um seguro oferece acabam sendo as prioridades em definir a  contratação do mesmo.  

Quando trata-se de seguros para automóveis, esses benefícios duplicam,  carregando não apenas a vantagem patrimonial e financeira, mas também  sentimentos de segurança, confiança, acolhimento e um “ponto” de atendimento  em momentos de emergência, no qual podem solicitar ajuda e apoio em qualquer  situação. É como investir em um amparo 24 horas, em qualquer momento, em  qualquer localização, sob qualquer circunstância. 

Entretanto, como trata-se em alguns casos de um alto investimento e que  carregam muita responsabilidade, investir em um seguro auto pode ser uma  tarefa complicada e repleta de dúvidas.

Para que seja realizada a contratação, a  mesma oferece pacotes (ou denominado “combos”) de serviços e atendimentos  que serão incluídos na apólice (documento oficial do seguro), e para definir, é  interessante entender como funciona passo a passo. 

Primeiramente, o que é um perfil em um seguro auto? 

A definição de um perfil em um seguro auto, como o próprio nome define, é o desenvolvimento do perfil de um cliente baseando-se em informações  fornecidas pelo mesmo.

Ou seja, é definir um perfil de acordo com o que o próprio  cliente se identifica, contendo informações como: gênero, faixa etária,  escolaridade, tempo de CNH (Carteira Nacional de Habilitação), infrações (ou  não) cometidas em relação às leis de trânsito, localização geografia, rotas diárias  percorridas (ou que tendem a ser percorridas), beneficiários que serão incluídos, entre outras. 

Esse perfil será definido por profissionais da área, com base em dados  estatísticos que acompanham as informações que são fornecidas pelo cliente. Por exemplo: “principais riscos que acompanham determinada faixa etária”,  “chances que um motorista recém habilitado possui de sofrer uma colisão”, entre outras.

Esse perfil define os principais riscos que o cliente tende a sofrer, mesmo  que não seja uma regra, é apenas baseado em dados estatísticos de uma grande  maioria. Com isso, o perfil definido irá auxiliar nos principais pacotes, combos e  serviços que uma seguradora indica para o cliente.  

Qual a função de um perfil em um seguro auto? 

A principal função de um perfil em um seguro auto, é auxiliar indiretamente nos serviços que são oferecidos e principalmente que serão indicados pelos  profissionais do seguro para o cliente.

Com o perfil definido, as escolhas para  atendimentos e serviços possuirão melhor assertividade, maior garantia, e  principalmente será destinada ao que o cliente realmente terá tendência a  necessitar.  

Com o perfil, o cliente não irá precisar pagar por todas as situações e principalmente não irá gastar com probabilidades baixas de uso do seguro. 

Afinal, mesmo que seja uma situação indelicada e desagradável, o investimento  em um seguro de automóvel é feito para necessidades reais, para riscos reais,  então é relevante pagar só por aquilo que tende a acontecer. Para isso, o perfil  possui muita importância. 

Em uma situação hipotética, imagine um cliente solicitar a contratação dos  serviços de uma seguradora, e por impulso ou mesmo falta de conhecimento,  contratar os serviços de proteção à enchentes e alagamentos.

Mas, com base  nas informações de sua localização geográfica, a sua região de rota e moradia  não possuem casos de enchentes e alagamentos, logo, o serviço nunca irá ser  utilizado. É um exemplo de um gasto desnecessário.  

Um seguro com um perfil é caracterizado para quando a empresa solicita  as informações, define um perfil com base no cliente e posteriormente o mesmo  possui indicações dos serviços referente às suas necessidades, finalizando com  a contratação após a orientação.  

Mas, o que é e como funciona um seguro sem perfil? 

Como a própria denominação afirma, um seguro sem perfil é  caracterizado por um seguro que não personalizar um perfil direcionado para  cada cliente. O seguro sem perfil não indica serviços de acordo com as informações do cliente, ele apenas possui os serviços disponibilizados e fica à  critério do cliente os serviços que serão, ou não, contratados por ele (a).

Essa  categoria de serviço (sem o perfil) eram utilizados antigamente, quando as  seguradoras iniciaram à atender automóveis e seus proprietários.  

Algumas seguradoras permaneceram com essa categoria de serviço, no  qual possuem atendimento para casos gerais, ou seja, casos que tendem a  englobar as necessidades de uma maioria.

Solicitam apenas informações  básicas, como: modelo do veículo, ano, marca do veículo, e dados principais do  proprietário. Para este caso, a empresa disponibiliza os serviços para  atendimento em casos de colisões (causadas de maneira involuntária e sem  violação das leis de trânsito), roubos e furtos.  

É possível que mesmo sem um perfil definido, pacotes de serviços mais  abrangentes podem ser contratados, tudo depende da disponibilidade da  seguradora.

Existem os denominados “Seguro Completo/Compreensivo/Total” que tende a garantir maiores opções de atendimentos. Entretanto, nunca será  tão completo e abrangente quanto seguros com um perfil personalizado para o  motorista e seus beneficiários.  

A liberdade final de escolha é do cliente 

Independente de escolher definir ou não um perfil, é sempre importante  ressaltar que a escolha final é sempre do cliente. O mesmo deve possuir as  disponibilidades apresentadas pelo profissional da seguradora, apontando  pontos positivos e negativos de ambos.

Para que ao final, o cliente defina o que  é mais favorável, benéfico e financeiramente acessível. Pressão, chantagem e ameaças são contra a lei e contra os direitos do  consumidor.

Lembre-se também que disponibilizar serviços apenas com a contratação de outros, é contra os direitos do consumidor. Independente de  orientação, ou mesmo que opinião dos profissionais e funcionários da  seguradora, a escolha final ainda deve ser do cliente.  

É válido lembrar que em algumas empresas, o perfil é indispensável, pois  garante melhor qualidade no atendimento e assertividade perante o cliente.

Caso  seja sua preferência, procure uma seguradora que possua essa categoria, mas, é sempre importante realizar uma vasta pesquisa e procurar por referências que possuem serviços de qualidade, garantia e atendimento relevante. 

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