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Como faço para ter direito a carro reserva em meu seguro?

Como faço para ter direito a carro reserva em meu seguro

A contratação de serviços referentes a uma proteção patrimonial e garantia de uma indenização em situações emergenciais, estão cada vez mais presentes nos investimentos da população. 

Uma vez que quanto mais alto é o investimento em um patrimônio, maior pode ser o valor da perda, do prejuízo, em casos de algum imprevisto. Em uma preocupação de perder todo o investimento e até mesmo perder uma propriedade de necessidade (imóveis,  veículos, entre outros), o seguro auto tem se tornado uma opção viável. 

No mercado existe uma variedade de categorias de serviços oferecidos  para um seguro. Cada necessidade, possibilidades para o pagamento do cliente e tipos de proteções variam de acordo com cada empresa. 

As regiões e suas necessidades demandam o que é oferecido, mas, é possível analisar as opções do mercado e investir no que se torna mais adequado às suas necessidades, visando sempre o benefício próprio com qualidade no serviço e valor acessível. 

Quando trata-se da possibilidade de obter o direito a um carro reserva  durante a contratação dos serviços de um seguro, é válido lembrar que é um  fator baseado no que está estabelecido na apólice, da necessidade de obter um  veículo reserva, da validação dos fatos e da disponibilidade da empresa. 

Mas, é  possível saber com maior segurança em quais situações um carro reserva é  oferecido e como solicitar em caso de necessidade do beneficiário. 

Do que se trata o direito a carro reserva em um seguro? 

Podendo ser denominado como uma parte dos serviços oferecidos por um  seguro, o direito a carro reserva é uma possibilidade de utilização, semelhante a  um carro “alugado” para que o beneficiário contratante do seguro possua um  veículo para sua necessidade diária, enquanto o seu veículo próprio está em  análise, conserto ou até a documentação de um veículo zerado seja finalizada. 

É nada mais que um veículo para substituir por tempo determinado, o veículo  contratante do seguro. Entretanto, nos pacotes de serviços disponibilizados por um valor x, a disponibilidade de ter um carro reserva tende a ser um adicional. 

Um adicional é uma possibilidade de adicionar serviços ou produtos que não estão inclusos no  pacote escolhido, não são fixos, estão disponíveis para serem pagos junto com os serviços definidos, por um “valor a mais”. 

Exemplo, quando o cliente escolhe  o pacote “Proteção contra roubo ou forte”, ele tem a possibilidade de adicionar  outras proteções por um valor a mais, além de claro, o carro reserva. É um fator  de disponibilidade de cada empresa.  

Como faço para ter direito a carro reserva em meu seguro? 

É importante lembrar que antes de realizar a contratação de qualquer  pacote e serviços de uma seguradora, que o cliente que deseja solicitar a  possibilidade de obter o carro reserva certifique-se que a seguradora oferece  esse tipo de serviço, antes mesmo de realizar qualquer contrato fixo. 

Faça uma  pesquisa de empresas seguradoras que oferecem um carro reserva e quais seus  critérios para tal. Veja qual se adequa melhor às suas necessidades antes  mesmo de estar com o compromisso da apólice. 

E já no momento do atendimento e da contratação da seguradora, solicite  que o carro reserva seja um adicional na apólice nas situações que a empresa  oferece, ou mesmo que o contratante solicite. 

Mesmo que por um valor adicional,  se for um fator de decisão pessoal, certifique-se que estará na apólice e que  esteja de fato inserida nas situações no qual você deseja ter a possibilidade de recorrer a um carro reservado.  

Assim, com a apólice como o documento oficial da contratação dos  serviços de uma seguradora por um cliente, e sendo a base para qualquer  solicitação de direitos do consumidor, tudo que estiver documentado na mesma  deverá ser cumprido, tanto os direitos do próprio contratante, quanto seus  deveres para com a seguradora.

Então, as cláusulas que citam o carro reservado  como um direito em situações x, deverão ser cumpridas pela seguradora. 

Situações no qual um carro reserva é disponibilizado  

Como foi dito anteriormente, o carro reserva tende a ser um serviço  adicional, entretanto, existem algumas “regras” que acompanham a  disponibilidade em que a seguradora irá oferecer o veículo. 

Não é uma escolha “livre”, normalmente depende das opções que são disponibilizadas pela  empresa. Lembrando que não são regras fixas, cada empresa possui seu  método de atuação. É comum que o carro reserva seja oferecido pela  seguradora em situações como:

  • Apenas em situações de sinistros parciais gerados de forma involuntária.  Negando em manutenções de rotina ou perda total;
  • Quando o sinistro tende a demorar de 2 a 30 dias (ou um tempo maior),  após a declaração da situação no qual veio a utilização do seguro e  posteriormente a manutenção advinda do sinistro, o carro reserva é  oferecido;
  • O carro reserva só será liberado de acordo com a necessidade e  documentação oficial, desde a declaração do ocorrido até o  acompanhamento do veículo; 

É importante citar que em casos de perda total advinda de um acontecimento involuntário, ou mesmo que roubo ou furto, o carro reserva  tende a não ser oferecido. Pois o seguro entende que nas circunstâncias  citadas, a indenização será oferecida, tornando o reserva desnecessário. 

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