A contratação de serviços referentes a uma proteção patrimonial e garantia de uma indenização em situações emergenciais, estão cada vez mais presentes nos investimentos da população.
Uma vez que quanto mais alto é o investimento em um patrimônio, maior pode ser o valor da perda, do prejuízo, em casos de algum imprevisto. Em uma preocupação de perder todo o investimento e até mesmo perder uma propriedade de necessidade (imóveis, veículos, entre outros), o seguro auto tem se tornado uma opção viável.
No mercado existe uma variedade de categorias de serviços oferecidos para um seguro. Cada necessidade, possibilidades para o pagamento do cliente e tipos de proteções variam de acordo com cada empresa.
As regiões e suas necessidades demandam o que é oferecido, mas, é possível analisar as opções do mercado e investir no que se torna mais adequado às suas necessidades, visando sempre o benefício próprio com qualidade no serviço e valor acessível.
Quando trata-se da possibilidade de obter o direito a um carro reserva durante a contratação dos serviços de um seguro, é válido lembrar que é um fator baseado no que está estabelecido na apólice, da necessidade de obter um veículo reserva, da validação dos fatos e da disponibilidade da empresa.
Mas, é possível saber com maior segurança em quais situações um carro reserva é oferecido e como solicitar em caso de necessidade do beneficiário.
Podendo ser denominado como uma parte dos serviços oferecidos por um seguro, o direito a carro reserva é uma possibilidade de utilização, semelhante a um carro “alugado” para que o beneficiário contratante do seguro possua um veículo para sua necessidade diária, enquanto o seu veículo próprio está em análise, conserto ou até a documentação de um veículo zerado seja finalizada.
É nada mais que um veículo para substituir por tempo determinado, o veículo contratante do seguro. Entretanto, nos pacotes de serviços disponibilizados por um valor x, a disponibilidade de ter um carro reserva tende a ser um adicional.
Um adicional é uma possibilidade de adicionar serviços ou produtos que não estão inclusos no pacote escolhido, não são fixos, estão disponíveis para serem pagos junto com os serviços definidos, por um “valor a mais”.
Exemplo, quando o cliente escolhe o pacote “Proteção contra roubo ou forte”, ele tem a possibilidade de adicionar outras proteções por um valor a mais, além de claro, o carro reserva. É um fator de disponibilidade de cada empresa.
É importante lembrar que antes de realizar a contratação de qualquer pacote e serviços de uma seguradora, que o cliente que deseja solicitar a possibilidade de obter o carro reserva certifique-se que a seguradora oferece esse tipo de serviço, antes mesmo de realizar qualquer contrato fixo.
Faça uma pesquisa de empresas seguradoras que oferecem um carro reserva e quais seus critérios para tal. Veja qual se adequa melhor às suas necessidades antes mesmo de estar com o compromisso da apólice.
E já no momento do atendimento e da contratação da seguradora, solicite que o carro reserva seja um adicional na apólice nas situações que a empresa oferece, ou mesmo que o contratante solicite.
Mesmo que por um valor adicional, se for um fator de decisão pessoal, certifique-se que estará na apólice e que esteja de fato inserida nas situações no qual você deseja ter a possibilidade de recorrer a um carro reservado.
Assim, com a apólice como o documento oficial da contratação dos serviços de uma seguradora por um cliente, e sendo a base para qualquer solicitação de direitos do consumidor, tudo que estiver documentado na mesma deverá ser cumprido, tanto os direitos do próprio contratante, quanto seus deveres para com a seguradora.
Então, as cláusulas que citam o carro reservado como um direito em situações x, deverão ser cumpridas pela seguradora.
Como foi dito anteriormente, o carro reserva tende a ser um serviço adicional, entretanto, existem algumas “regras” que acompanham a disponibilidade em que a seguradora irá oferecer o veículo.
Não é uma escolha “livre”, normalmente depende das opções que são disponibilizadas pela empresa. Lembrando que não são regras fixas, cada empresa possui seu método de atuação. É comum que o carro reserva seja oferecido pela seguradora em situações como:
É importante citar que em casos de perda total advinda de um acontecimento involuntário, ou mesmo que roubo ou furto, o carro reserva tende a não ser oferecido. Pois o seguro entende que nas circunstâncias citadas, a indenização será oferecida, tornando o reserva desnecessário.