Vou ficar com o carro reserva até ser indenizado?

Como faço para ter direito a carro reserva em meu seguro
Como faço para ter direito a carro reserva em meu seguro?
17 de dezembro de 2020
Após ter contratado meu seguro ele pode mudar de preço?
Após ter contratado meu seguro ele pode mudar de preço?
17 de dezembro de 2020

Vou ficar com o carro reserva até ser indenizado?

Vou ficar com o carro reserva até ser indenizado

As razões pelas quais levam os motoristas à contratação de seguros para  proteção de seu patrimônio, neste caso, o veículo, estão cada vez mais fortes na  mente e nas necessidades. 

Visto que o carro é um alto investimento, que muitas  vezes pode vir com um financiamento ou de uma poupança preparada há anos,  com o propósito de investir em um veículo próprio. 

O seguro então tem o papel  de proteção patrimonial, segurança de possuir um apoio e um atendimento em situações que fogem do controle do motorista. 

Situações desde uma simples colisão, até um roubo, incêndio, enchente,  ou perda total do veículo. São situações que fogem dos planos, das economias  e principalmente não preparam psicologicamente e financeiramente o motorista.  

Por isso, o investimento em possuir um apoio, uma segurança financeira e  atendimento em emergências tornou-se um investimento cada vez mais  necessário para os motoristas, principalmente os totalmente dependentes dos  veículos e que residam em capitais e metrópoles.  

Com o desenvolvimento cada vez maior das cidades, tornando-se  metrópoles e assemelhando-se com as capitais, os veículos não são apenas  artigos de luxo, mas sim uma necessidade; um transporte próprio que oferece  proteção, liberdade, definido pelo horário do próprio proprietário, conforto,  garantia de segurança, agilidade e praticidade. 

Além de ser impossível em  metrópoles e capitais, não depender de um transporte. Com isso, o investimento  em veículos se torna viável e por sua vez, os seguros tornam-se essenciais.  

Como funcionam os serviços de um seguro para veículos? 

As seguradoras são empresas que oferecem serviços destinados à proteção patrimonial, neste caso, de veículos. Motoristas e proprietários  contratam os serviços para proteger seu automóvel, no qual são serviços  baseados em um perfil do cliente e seus beneficiários. 

Perfil definido através de  suas informações pessoais, como: faixa etária, localização, rota diária, tempo de  habilitação, entre outras. Com isso, as opções de “pacotes” de serviços que  serão disponibilizados são oferecidos e fica a critério do consumidor o que será  mais viável para sua situação, rotina e financeiro.

A apólice é o principal documento que trata dos compromissos, direitos e  deveres de ambas as partes (seguradora e consumidor). Na apólice, as  informações oficiais, serviços que serão prestados (em quais circunstâncias e  “regras”), formas de pagamento, direitos do consumidor, entre outras  informações, estão organizadas em cláusulas. 

Esse documento garante todos  os direitos do motorista e é a base para todos os atendimentos. A contratação dos pacotes é adicional, mesmo que com o perfil do  proprietário e beneficiários definidos, ainda possui a escolha final como do  consumidor. 

Os adicionais são serviços que estão fora dos pacotes  disponibilizados, mas estão disponíveis para serem incluídos na apólice por um  valor adicional. O consumidor decide o que será viável, útil de acordo com suas  necessidades e acessível ao seu financeiro. 

Um dos serviços adicionais que é  disponibilizado por algumas empresas seguradoras, é o carro reserva. 

O que é o denominado “carro reserva”? 

O carro reserva é um adicional que algumas empresas disponibilizam por  um determinado valor adicional em um pacote ou como um aluguel, para que  haja disponível um veículo para ser o reserva, ou seja, “substituir” o veículo do  proprietário que está impróprio para uso. 

Também é possível que as seguradoras que  oferecem o carro reserva como um serviço fixo em alguns pacotes, cada  empresa possui seu método. 

É um carro “emprestado” pela seguradora  enquanto o contratante encontra-se sem seu veículo, por razões que podem  incluir sinistro, manutenção, ou qualquer outra razão aceita pela seguradora.  

Quando o contratante tem direito a um carro reserva? 

A questão da disponibilidade em oferecer um carro reserva pode variar de  acordo com as regulamentações de cada empresa. 

Se a opção de possuir um  carro reserva for uma das prioridades para o cliente, é viável que esteja ciente  de seguradoras que oferecem esse “serviço” e suas disponibilidades, antes de  qualquer contratação. 

Pois não será possível solicitar esse serviço posteriormente, principalmente se o mesmo não estiver incluso na apólice. 

O direito a um carro reserva pode variar de acordo com o que a  seguradora oferece, dentre os principais direitos, estão em situações principalmente de sinistros e manutenções que são advindas de alguma colisão  ou batida no qual o veículo ficará mais de entre 7 e 30 dias em uma oficina.  

Algumas seguradoras podem oferecer um carro reserva em situações de roubo  ou furto “confirmados”, é uma questão de disponibilidade da seguradora, ou  mesmo que oferecem a opção de “alugar” o carro reserva, como um adicional. 

Tenho direito a ficar com o carro reserva até ser indenizado?  

Como já foi dito anteriormente, as regulamentações da seguradora referente ao carro reserva podem variar para cada empresa. 

Quando a empresa cede o direito de ficar com o carro reserva até a indenização, primeiramente  podem ser oferecidos como um aluguel com um pagamento adicional, ou mesmo o direito de usufruir de um carro reserva como um serviço incluso na apólice (normalmente em pacote total ou compreensivo), podendo ser utilizados em um período de 7 a 30 dias, de acordo com a indenização.  

Entretanto, é comum que a indenização de perda total seja mais rápida e  feita de forma mais imediata, sem a necessidade de um “reserva”, por isso, não  há uma regra clara do tempo e das disponibilidades de um carro reserva. Tudo  pode variar de acordo com o método de trabalho e serviços de cada seguradora. 

É importante solicitar dúvidas referentes a esse oferecimento e certificar-se que  há a possibilidade de usufruir de um carro reserva e em quais circunstâncias. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *