Os seguros auto para veículos são apostas que estão cada vez tornando-se mais presentes nos investimentos dos cidadãos, desde motoristas que utilizam os automóveis como meio de trabalho, até pessoas que simplesmente necessitam do transporte, segurança e disponibilidade de um veículo próprio.
Automóveis são altos investimentos, desde a sua própria aquisição, que muitas vezes acompanha um financiamento, até às suas necessidades constantes, como as manutenções e documentação.
Os motivos para o investimento também em uma seguradora, vão além de luxo próprio, cada vez mais está se tornando benéfico que os proprietários tenham uma segurança garantida perante ao seu veículo e também em alguns casos, o de terceiros.
Com os altos valores que são gastos e financiados em relação aos veículos, o peso de carregar a insegurança em relação ao tráfego, infração de terceiros, ausência de preparo financeiro e emocional para uma emergência, e despesas com as manutenções não planejadas, estão fortes no consciente dos motoristas.
Existem diferentes pacotes, combos e serviços disponibilizados, desde os mais básicos e acessíveis, até os que incluem adicionais, proteção à terceiros, inclusão de beneficiários, entre outros.
As questões em investir em um seguro vão além de um gasto desnecessário, mas sim uma segurança garantida, um apoio que tende a estar presente em qualquer situação, de acordo com o que foi estabelecido na apólice. É uma segurança 24 horas.
Cada empresa e seguradora possuem seus métodos de oferecer diferentes pacotes e serviços, variam de acordo com sua disponibilidade. É comum que sejam divididos em combos e são disponibilizados alguns serviços adicionais, que podem variar desde um serviço de proteção diferenciado, até o adicional de um beneficiário incluído no seguro.
Antes de qualquer passo, um motorista que pretende contratar um seguro deve estar ciente de tudo aquilo que procura e os valores média do mercado. É interessante pontuar todos as características, serviços e o valor que pode ser investido, para então fazer a seleção das empresas que encaixam-se no que é desejado.
Quanto mais relevância no mercado, maiores resultados demonstrados, indicações de clientes e claro, qualificação, mais garantido tende a ser o investimento. Mas, no mercado é comum que tenha um padrão de tipos de pacotes e serviços, dentre eles:
A perda total refere-se à situações após uma batida, colisão e acidente, no qual o veículo não pode ser recuperado, ou sua restauração possui um valor de 75% acima do valor total do veículo. Nesses casos, é fornecido uma indenização do valor total do veículo.
A perda parcial é semelhante a perda total, mas trata-se de uma perda ou gasto que possui um valor de gasto inferior a 75% do valor total do veículo. A oficina que será responsável pelo conserto pode ser de escolha do motorista beneficiário ou através da oficina fornecida pela seguradora, cada empresa possui seu método.
É o pacote mais completo em oferecimento de serviços, atendimentos e indenizações. Nesse pacote há o maior número de garantias e benefícios, para qualquer situação e necessidade. Possui um valor mais alto em relação ao restante dos pacotes, mas abrange todos os serviços.
Esse serviço é oferecido para casos de roubo (quando há contato com a vítima), e casos de furto (quando não há contato com a vítima). Para que haja a indenização, deve-se fazer um boletim de ocorrência e comunicar o seguro dos fatos, para que haja a confirmação da veracidade do fato, para que então, o cliente seja indenizado.
Como o próprio nome afirma, esse seguro é para casos no qual o cliente foi vítima de um incêndio involuntário ou acidental em seu veículo. Pode ser considerado um serviço adicional.
Esse tipo de serviço oferece indenização após incidentes causados por enchentes, tempestades, raios, nevascas, terremotos, desabamentos, entre outros. A indenização é oferecida após a confirmação do incidente, e depende da disponibilidade da empresa em oferecer essa proteção.
A apólice, principal documento que possui as cláusulas, regras, compromissos e responsabilidades de ambas as partes (a seguradora e o contratante), disponibiliza além do pacote contratado, também os adicionais.
Os adicionais podem incluir serviços que são oferecidos como um adicional em relação ao pacote escolhido, que além de incluir um serviço e atendimento a mais, também acrescenta um valor a mais.
Os serviços adicionais podem variar de acordo com cada empresa e seus oferecimentos. Podendo incluir: familiares beneficiários, proteção de acessórios do veículo, seguro para acidentes e colisões na fronteira (ou em outros países que fazem fronteira com o Brasil), carro reserva, entre outros.
É possível solicitar para sua seguradora o adicional, e é sempre importante em casos de ser uma prioridade, saber se o adicional estará disponível na empresa que possui interesse.
O carro reserva é um adicional disponibilizado por muitas empresas seguradoras no mercado de seguros. Esse adicional trata-se da empresa fornecer um veículo reserva para o contratante enquanto o veículo próprio está em conserto, ou em processo de receber a indenização após uma perda total, roubo ou furto.
As “regras” para que o carro reserva seja disponibilizado dependem das questões e oferecimento da seguradora. É bastante comum que sejam oferecidos principalmente em casos de indenização por uma perda total, roubo ou furto. Em relação ao carro, questões sobre o tempo que será oferecido o veículo, e o modelo são básicas, sem muitas divergências.
O tempo que o contratante pode usufruir do veículo pode alterar-se, mas costuma estar entre 7 dias à 30 dias, podendo variar de acordo com o motivo que levou ao seu “aluguel” e por cada seguradora possui seus métodos. Em geral, o carro reserva tende a ser um veículo que atende as necessidades básicas, sem muito luxo, apenas para fornecer sua função básica de ir e vir.
Os modelos tendem a não serem semelhantes ao do proprietário, são fornecidos modelos mais básicos e comuns, para apenas suprir as necessidades da rotina de transporte ou de trabalho do contratante.
A apólice fornece as informações dos modelos que podem ser disponibilizados, mas, como foi dito anteriormente, pode haver uma variação de acordo com o método de trabalho da seguradora.
Em caso de prioridade em utilizar um veículo semelhante ao próprio, pode ser solicitado no momento da contratação como um adicional, ou mesmo encontrar uma empresa que forneça esse tipo de prioridade. Mas, em sua maioria, o carro reserva tende a não ser semelhante ao modelo do proprietário.