O carro reserva vai ser igual ao meu carro?

Após ter contratado meu seguro ele pode mudar de preço?
Após ter contratado meu seguro ele pode mudar de preço?
17 de dezembro de 2020
Quando-começa-a-valer-o-seguro-do-meu-carroQuando-começa-a-valer-o-seguro-do-meu-carro
Quando começa a valer o seguro do meu carro?
14 de janeiro de 2021

O carro reserva vai ser igual ao meu carro?

O carro reserva vai ser igual ao meu carro

Os seguros auto para veículos são apostas que estão cada vez tornando-se mais presentes nos investimentos dos cidadãos, desde motoristas que  utilizam os automóveis como meio de trabalho, até pessoas que simplesmente  necessitam do transporte, segurança e disponibilidade de um veículo próprio. 

Automóveis são altos investimentos, desde a sua própria aquisição, que muitas  vezes acompanha um financiamento, até às suas necessidades constantes,  como as manutenções e documentação. 

Os motivos para o investimento também em uma seguradora, vão além  de luxo próprio, cada vez mais está se tornando benéfico que os proprietários  tenham uma segurança garantida perante ao seu veículo e também em alguns  casos, o de terceiros.

Com os altos valores que são gastos e financiados em  relação aos veículos, o peso de carregar a insegurança em relação ao tráfego,  infração de terceiros, ausência de preparo financeiro e emocional para uma  emergência, e despesas com as manutenções não planejadas, estão fortes no  consciente dos motoristas. 

Existem diferentes pacotes, combos e serviços disponibilizados, desde os  mais básicos e acessíveis, até os que incluem adicionais, proteção à terceiros,  inclusão de beneficiários, entre outros.

As questões em investir em um seguro  vão além de um gasto desnecessário, mas sim uma segurança garantida, um  apoio que tende a estar presente em qualquer situação, de acordo com o que foi  estabelecido na apólice. É uma segurança 24 horas. 

Tipos de seguros 

Cada empresa e seguradora possuem seus métodos de oferecer  diferentes pacotes e serviços, variam de acordo com sua disponibilidade. É  comum que sejam divididos em combos e são disponibilizados alguns serviços  adicionais, que podem variar desde um serviço de proteção diferenciado, até o  adicional de um beneficiário incluído no seguro.

Antes de qualquer passo, um  motorista que pretende contratar um seguro deve estar ciente de tudo aquilo que  procura e os valores média do mercado. É interessante pontuar todos as características, serviços e o valor que  pode ser investido, para então fazer a seleção das empresas que encaixam-se no que é desejado.

Quanto mais relevância no mercado, maiores resultados  demonstrados, indicações de clientes e claro, qualificação, mais garantido tende  a ser o investimento. Mas, no mercado é comum que tenha um padrão de tipos  de pacotes e serviços, dentre eles:

Perda total

A perda total refere-se à situações após uma batida, colisão  e acidente, no qual o veículo não pode ser recuperado, ou sua  restauração possui um valor de 75% acima do valor total do veículo.  Nesses casos, é fornecido uma indenização do valor total do veículo.

Perda Parcial

A perda parcial é semelhante a perda total, mas trata-se  de uma perda ou gasto que possui um valor de gasto inferior a 75% do  valor total do veículo. A oficina que será responsável pelo conserto pode  ser de escolha do motorista beneficiário ou através da oficina fornecida  pela seguradora, cada empresa possui seu método.

Seguro total/compreensivo/completo

É o pacote mais completo em  oferecimento de serviços, atendimentos e indenizações. Nesse pacote há  o maior número de garantias e benefícios, para qualquer situação e  necessidade. Possui um valor mais alto em relação ao restante dos  pacotes, mas abrange todos os serviços.

Roubo ou furto

Esse serviço é oferecido para casos de roubo (quando  há contato com a vítima), e casos de furto (quando não há contato com a  vítima). Para que haja a indenização, deve-se fazer um boletim de  ocorrência e comunicar o seguro dos fatos, para que haja a confirmação  da veracidade do fato, para que então, o cliente seja indenizado.

Incêndio

Como o próprio nome afirma, esse seguro é para casos no qual  o cliente foi vítima de um incêndio involuntário ou acidental em seu  veículo. Pode ser considerado um serviço adicional.

Acidentes por fatores naturais/climáticos

Esse tipo de serviço oferece  indenização após incidentes causados por enchentes, tempestades,  raios, nevascas, terremotos, desabamentos, entre outros. A indenização  é oferecida após a confirmação do incidente, e depende da  disponibilidade da empresa em oferecer essa proteção.

Serviços adicionais podem ser inseridos na apólice 

A apólice, principal documento que possui as cláusulas, regras,  compromissos e responsabilidades de ambas as partes (a seguradora e o  contratante), disponibiliza além do pacote contratado, também os adicionais.

Os  adicionais podem incluir serviços que são oferecidos como um adicional em  relação ao pacote escolhido, que além de incluir um serviço e atendimento a  mais, também acrescenta um valor a mais.  

Os serviços adicionais podem variar de acordo com cada empresa e seus  oferecimentos. Podendo incluir: familiares beneficiários, proteção de acessórios  do veículo, seguro para acidentes e colisões na fronteira (ou em outros países  que fazem fronteira com o Brasil), carro reserva, entre outros.

É possível solicitar  para sua seguradora o adicional, e é sempre importante em casos de ser uma  prioridade, saber se o adicional estará disponível na empresa que possui  interesse. 

O carro reserva vai ser igual ao meu carro? 

O carro reserva é um adicional disponibilizado por muitas empresas  seguradoras no mercado de seguros. Esse adicional trata-se da empresa  fornecer um veículo reserva para o contratante enquanto o veículo próprio está  em conserto, ou em processo de receber a indenização após uma perda total,  roubo ou furto.

As “regras” para que o carro reserva seja disponibilizado dependem das questões e oferecimento da seguradora. É bastante comum que  sejam oferecidos principalmente em casos de indenização por uma perda total,  roubo ou furto.  Em relação ao carro, questões sobre o tempo que será oferecido o  veículo, e o modelo são básicas, sem muitas divergências.

O tempo que o  contratante pode usufruir do veículo pode alterar-se, mas costuma estar entre  7 dias à 30 dias, podendo variar de acordo com o motivo que levou ao seu  “aluguel” e por cada seguradora possui seus métodos. Em geral, o carro reserva  tende a ser um veículo que atende as necessidades básicas, sem muito luxo,  apenas para fornecer sua função básica de ir e vir.

Os modelos tendem a não serem semelhantes ao do proprietário, são  fornecidos modelos mais básicos e comuns, para apenas suprir as necessidades  da rotina de transporte ou de trabalho do contratante.

A apólice fornece as  informações dos modelos que podem ser disponibilizados, mas, como foi dito  anteriormente, pode haver uma variação de acordo com o método de trabalho  da seguradora.

Em caso de prioridade em utilizar um veículo semelhante ao  próprio, pode ser solicitado no momento da contratação como um adicional, ou  mesmo encontrar uma empresa que forneça esse tipo de prioridade. Mas, em  sua maioria, o carro reserva tende a não ser semelhante ao modelo do  proprietário. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *