O que é endosso de seguro?

Quando-começa-a-valer-o-seguro-do-meu-carroQuando-começa-a-valer-o-seguro-do-meu-carro
Quando começa a valer o seguro do meu carro?
14 de janeiro de 2021
Se eu trocar de carro durante a vigência do seguro, o que devo fazer
Se eu trocar de carro durante a vigência do seguro, o que devo fazer?
28 de janeiro de 2021

O que é endosso de seguro?

O-que-é-endosso-de-seguro

É comum que na atualidade, com as estatísticas de trânsito, valores  investidos e financiados em veículos, sua utilização como meio de trabalho, a importância de possuir um veículo próprio para uso pessoal e inseguranças em  relação aos outros motoristas e terceiros, os seguros são cada vez mais solicitados e tem se tornado uma das prioridades, tal qual como um investimento  com uma relevância semelhante em possuir o próprio automóvel.  

Cada vez mais pequenas cidades tornam-se grandes metrópoles, ampliam seus horizontes e consequentemente, influencia no trânsito, quanto  mais sua expansão, mais são desenvolvidas as estradas, rodovias e ruas, e mais  inseguras e “perigosas” estão as rotas dos motoristas.

Afinal, mesmo que o  indivíduo esteja de acordo com as legalidades de trânsito, a insegurança e os  riscos podem vir de outros motoristas, por atos ilegais, desde pequenas  infrações, até roubo ou furto.  

A contratação do seguro vai além de uma vaidade, de luxo. Está inserida  como um meio de garantia, de assegurar um patrimônio de necessidade diária,  de um bem que carregou um alto investimento, e em alguns casos, como um  meio de trabalho, seja por conta do transporte ou por ser propriamente um  instrumento de renda.

No mercado atualmente existem inúmeros pacotes de  seguros, de proteções e garantias para qualquer perfil, qualquer necessidade e  principalmente financeiramente acessível para qualquer pessoa. 

Como é a contratação de um seguro? 

A contratação de um seguro envolve alguns caminhos a serem  percorridos para que o mesmo obtenha sucesso e o valor investido seja coerente  com as necessidades e com a possibilidade de uso do motorista (mesmo que  seja por um fato infeliz, é viável que o seguro seja coerente com os riscos que o  motorista enfrenta diariamente).  

Com a acessibilidade da internet, está cada vez mais fácil realizar  pesquisas, “investigar” métodos de trabalho, funcionamento e reputação de  empresas, e enfim conhecer opções viáveis para uma possível contratação.

É  importante saber que quanto mais qualidade, acessibilidade de conteúdos e  informações, e demonstrações de interações reais com clientes, maiores são as chances da empresa ser de confiança e relevante para essa categoria importante  de trabalho. Para então, posteriormente realizar uma “entrevista” com os  profissionais da seguradora. 

Para início da realização do contrato, durante o primeiro atendimento é  definido pelos profissionais da seguradora, um perfil do cliente. O perfil é  referente aos dados do próprio cliente e dos beneficiários incluídos no seguro.

Dados como: faixa etária, histórico de trânsito, rota diária, tempo de CNH, localização geográfica, informações dos beneficiários, tempo que o veículo ficará  “na rua”, entre outras informações. O perfil será indispensável para realizar a  escolha do melhor pacote de serviços e adicionais, pois terá uma maior garantia  de atendimento coerente com as necessidades e possíveis riscos.  

A apólice dos seguros 

O contrato é baseado em uma apólice, que é o documento oficializado  com todas as responsabilidades, compromissos, serviços inclusos e citações de  pagamentos em um formato de cláusulas. A apólice determina que o seguro está  oficializado por lei e garante que todos os direitos de ambas as partes sejam  respeitados e protegidos em qualquer situação e principalmente em caso de  infração de uma das partes. 

O que é endosso de seguro? 

O termo “endosso de seguro” é uma denominação pertencente ao  mercado de atuação das seguradoras, referente a uma situação em específico  que envolve a apólice, ou seja, o contrato.

Para entender melhor, é interessante citar uma situação hipotética que pode envolver o endosso. Por exemplo, um  cliente realiza a contratação do seguro, oficializa a apólice, mas posteriormente muda de cidade e consequentemente, sua rota de percurso diário; com isso, é  viável mudar o pacote e adicionais contratados.  Neste caso de “mudança” de escolha do pacote contratado, ou qualquer  outra mudança que envolve a apólice, é realizado o “endosso”.

Ou seja, o endosso de seguro é um termo referente ao documento pelo qual são feitas as  alterações de um seguro já contratado, documento realizado pela própria seguradora, comprovando quaisquer modificações realizadas no seguro, seja de  pacote, dados, adicional de um beneficiário e também valores. 

Toda seguradora pode realizar um endosso? 

O endosso corresponde a um documento oficializado referente às modificações do seguro solicitadas pelo cliente, então, trata-se de um oferecimento de “serviço” que é disponibilizado por qualquer seguradora.

Pois  afinal, por tratar-se de envolver um perfil e informações válidas do cliente, é  viável que o mesmo tenha a possibilidade de alterar os pacotes, serviços,  beneficiários incluídos (inclusive solicitar mais serviços, aumentando o valor do  seguro). É um oferecimento de maior cuidado, atenção e garantias para o cliente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *