Se eu trocar de carro durante a vigência do seguro, o que devo fazer?

O-que-é-endosso-de-seguro
O que é endosso de seguro?
21 de janeiro de 2021
O-que-é-necessário-para-realizar-a-vistoria-do-meu-veículo-após-a-batida
O que é necessário para realizar a vistoria do meu veículo após a batida?
4 de fevereiro de 2021

Se eu trocar de carro durante a vigência do seguro, o que devo fazer?

Se eu trocar de carro durante a vigência do seguro, o que devo fazer

Inúmeros motivos são levados em consideração por indivíduos, para de  fato investirem em um veículo próprio. Devido ao alto valor que será  disponibilizado pelo motorista para que seja haja a possibilidade de ter um carro, mesmo sendo através de um financiamento, as decisões referentes a todas as  escolhas relacionadas ao veículo devem estar em um mesmo degrau de  importância, decisões que vão desde o modelo do carro, até se haverá um  seguro e qual tipo de seguro será definido.  

Os seguros auto são empresas que disponibilizam a contratação de  proteções para veículos e beneficiários, proteções que podem variar as  funcionalidades, atendimentos, inclusões e adicionais, assim como variam os  valores investidos. 

Mesmo que muitos indivíduos achem um investimento fora  de questão, é válido analisar muitos pontos da atualidade para medir o grau de  importância e de relevância da contratação de um seguro. 

Por exemplo, dados  estatísticos da região em que o motorista vive (trânsito), o valor que foi investido no  veículo, a disponibilidade de peças e acessórios do modelo, a insegurança em  relação à família, entre outros. 

Com uma análise da situação no qual inclui-se o motorista, seus  beneficiários, o investimento do veículo, a importância do veículo para as  necessidades do proprietário e da família (por exemplo, um veículo para  trabalho), é possível saber a diferença que fará investir em um seguro. 

É uma  decisão que deve carregar uma importância e uma atenção cautelosa, pois a  obtenção do seguro é feita através de um contrato, denominado apólice, que  depois de contratada, suas alterações podem ser burocráticas. 

A apólice do seguro 

Como citado acima, a apólice do seguro é o principal documento que  oficializa o seguro, os seus benefícios, adicionais, valores e métodos de  funcionamento, para que para ambas as partes haja uma garantia legal de tudo  que será incluído, tanto o pagamento quanto os serviços. 

A apólice é semelhante  a um contrato, no qual as informações inseridas são organizadas em cláusulas  e a partir da sua oficialização e validação, para que seja alterada alguma  informação, é necessário que um pedido seja feito e que aguardem as etapas burocráticas. 

Para situações no qual alteram-se o pacote de serviços  escolhidos, há uma mudança de rota diária, ou mesmo quando o proprietário  troca de veículo, existe a necessidade de solicitar as alterações à seguradora. 

O que fazer se eu trocar de carro durante a vigência do seguro? 

A vigência do seguro é um termo referente ao tempo que o contrato estará  validado. Vigência é uma palavra que vem do latim como “vigens.entis”, ou seja  “em vigor”, o que está válido, garantido, protegido. 

Trata-se da vigência do  seguro, do período no qual o seguro está com seu tempo de contrato validado,  o tempo que o contrato não pode sofrer alterações sem que a seguradora seja  comunicada, que sejam alterações disponíveis ou que o próprio motorista esteja  ciente.  

Uma das alterações que podem acontecer durante a vigência do seguro,  é o contratante do seguro trocar de modelo de veículo, seja por qualquer motivo,  uma necessidade maior, aumento de membros da família, uma condição  financeira melhor, entre outros. 

Com isso, a mudança deve incluir a apólice do  seguro, pois, a mesma terá a garantia dos serviços apenas para o modelo que  anteriormente pertencia ao contratante, não incluindo outros modelos, mesmo  que sejam propriedade do cliente.  

Mas, em casos que o cliente troca de veículo, é possível que a seguradora  seja informada e garanta a troca do modelo inserido na apólice. 

Para isso, é feito  um processo denominado de “endosso”, o endosso trata-se da formalização e  oficialização em formato de um documento que irá garantir as alterações  referentes a apólice que já está vigente, para que neste caso, seja possível  alterar o veículo que estava no contrato, para o novo veículo obtido pelo cliente. 

Entretanto, para isso, é necessário comunicar a seguradora e aguardar todo o  processo do endosso.  

Com o endosso concluído, o cliente precisa estar ciente de que além da  mudança referente ao modelo do carro incluído na apólice, outras mudanças  serão incluídas no contrato. 

Com a mudança do modelo, os valores podem se  alterar, pois cada modelo possui suas divergências, os valores das peças e  acessórios, as questões de serem modelos novos, entre outros motivos.

Por que permanecer com o seguro do veículo? 

Os motivos para permanecer com o seguro do veículo são fatos que não  devem se alterar com a mudança do mesmo. 

Pois, a sua importância continua  sendo validada e em casos de modelos com um valor alto de investimento, a  importância se torna ainda maior. Imagina uma situação hipotética de conquistar  o veículo dos sonhos e em uma colisão, ter um prejuízo fora dos planos? 

Quanto  maior a importância do veículo, o investimento e a necessidade do mesmo,  maiores são as razões de permanecer no seguro. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *