Uma das maiores, se não a maior preocupação, referente a um proprietário de veículo e motorista, é a segurança de usufruir do seu direito de ir e vir através de seu automóvel.
A segurança é um dos motivos que mais pesam a favor de realizar a contratação de um seguro, pois a prioridade de muitos motoristas vai além de apenas se locomover, mas sim fazer isso com total segurança para si, sua família e para com terceiros (outros motoristas e pedestres). Não apenas sentir segurança, mas sim estar certificado que a segurança está presente.
O investimento em um veículo próprio por si só já carrega o peso de ser um patrimônio que irá fornecer a possibilidade de se locomover em qualquer situação, para qualquer necessidade, sem que seja necessário um pagamento diário, que seja um meio de locomoção mais rápido e principalmente seja mais seguro.
Mais seguro em relação a outros motoristas, pedestres, inseguranças presentes em capitais e metrópoles e principalmente a autonomia na própria segurança (que não é possível quando há outro motorista).
Mas, para que a segurança seja completa não basta apenas investir no veículo, é necessário investir em inúmeras preparações, manutenções constantes e acessórios focados e direcionados para proteção.
Um desses acessórios presentes na atualidade, que garante uma maior proteção em situações de incidentes, é o airbag. O airbag é um acessório recente, presente apenas em veículos de lançamento posteriores a sua criação, mas que atualmente é muito solicitado e conveniente para sua função, a segurança
Um airbag, ou também denominado em português como almofada ou bolsa de ar, é um componente direcionado para a segurança e proteção do motorista e passageiros de veículos automotores.
Foi criado em 1952 por John W. Hetrick, mas lançado apenas em 1987 na Alemanha. Posteriormente popularizado a partir da década de 90, com o destaque de ser uma inovação para algumas marcas, como a Mercedes-Benz, que foi uma das pioneiras em se adaptar com um airbag no mercado automobilístico.
Atualmente, o airbag vem cada vez mais se aprimorando, sendo um componente presente na maioria dos veículos é considerado indispensável para a segurança e proteção dos motoristas e passageiros.
O airbag é uma bolsa de ar que é constituída por pastilhas que contém aditivos acionados por uma corrente elétrica que irá então encher a bolsa.
Sua tecnologia é baseada em sensores que são estrategicamente posicionados (frontal, laterais, traseiro e atrás dos bancos do motorista e passageiro) para então reconhecer uma situação de grande impacto, que posteriormente ao reconhecimento de um acidente ou colisão, disponibiliza sinais de controle que irão reconhecer a localização exata do impacto e então, acionar o airbag, a segurança.
Tudo em fração de segundos, garantindo a redução em 14% das chances de morte e o risco de lesões moderadas nos membros superiores caindo para 45%.
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro e conforme o artigo 105, o airbag é um equipamento de uso obrigatório para todos os veículos a partir do ano de 2009, instituído pela Lei n° 11.910.
Mas, é uma obrigação apenas para veículos desenvolvidos e lançados em anos posteriores ao ano que se estabeleceu a lei, ou seja, é obrigatório para veículos lançados depois do ano de 2009, sendo uma lei isenta para veículos de anos anteriores.
Não é exatamente um prazo de validade em um tipo de situação mas, os airbags funcionam dependentes de suas bolsas de ar estarem posicionadas para então serem acionadas em caso de necessidade.
Logo, quando o airbag é utilizado, ou seja, quando a bolsa de ar é acionada, todo o conjunto do airbag deverá ser substituído.
Pois, o mesmo funciona a partir dos seus sensores que reconhecem um incidente de impacto, logo, se os mesmos não estiverem corretamente posicionados e preparados, em outra situação de impacto os mesmos podem não reconhecer a necessidade de uso e então, não funcionarem.
Sem prazo de validade mesmo é quando os airbags não foram utilizados e permanecem “fechados”, sem uso, o mesmo ainda deve ser trocado, ou seja, em caso de não ter sido utilizado, o seu prazo de validade é de 10 anos.
Se em um período de 10 anos, o airbag não for utilizado, o mesmo deverá ser trocado por um componente completamente novo e original, para que o seu funcionamento seja garantido.
O momento certo de substituir o airbag primeiramente é em duas situações específicas, como foi citado anteriormente, em casos do airbag já ter sido acionado e em casos de não ter sido acionado em um período de 10 anos.
Em ambas as situações, é necessário obter um novo airbag. Apenas em situações de seguradoras contratadas pelo motorista, e que o contrato inclui o airbag, toda a substituição é feita a partir da própria empresa, sem que seja um gasto exorbitante para o proprietário. Mas, para isso, é necessário incluir o airbag em seu contrato de seguro.