Envelopamento Automotivo: Conheça as Principais Vantagens

Airbag tem prazo de validade? Como funciona e quando substituir?
Airbag tem prazo de validade? Como funciona e quando substituir?
25 de fevereiro de 2021
Revisão Automotiva: como e quando fazer
Revisão Automotiva: como e quando fazer
4 de março de 2021

Envelopamento Automotivo: Conheça as Principais Vantagens

Envelopamento Automotivo: Conheça as Principais Vantagens

Atualmente, o ato de realizar um investimento em um automóvel próprio, não é algo que seja apenas por uma questão de status, luxo ou realização  pessoal, é uma necessidade diária, principalmente para a rotina em todo o mundo. 

Quanto maiores e mais desenvolvidas as cidades tornam-se, a ascensão da globalização e ampliação de inúmeros setores, tornam também alguns  investimentos de extrema necessidade. 

Não apenas para cidades grandes e metrópoles, mas sim para a vantagem de obter uma praticidade de locomoção, até em cidades pequenas. A vida torna-se mais rápida, mais instantânea e solicita que o dia a dia seja cada vez mais ágil. 

Além de oferecer o benefício da locomoção diária de maneira rápida, acessível e de controle total do motorista, o veículo também oferece algumas  vantagens exclusivas em relação aos outros meios de locomoção disponíveis. Sendo eles:

  • a disponibilidade de locomoção a qualquer momento sem horários estabelecidos e “regras”;
  • segurança para com o meio externo;
  • economia em passagens que sempre envolvem a ida e volta;
  • conforto de um ambiente próprio;
  • praticidade e agilidade.

É um investimento que em comparação a outras  alternativas, pode ser vantajoso, benéfico e econômico. 

Entretanto, o investimento não é único, um veículo pode carregar inúmeras burocracias, compromissos, imprevistos e necessidades que envolvem  um pagamento, gastos além do que pode ser esperado. 

Devido a isso, é  importante pontuar todas as futuras manutenções (ou mesmo se preparar para  imprevistos), entender as necessidades de um veículo, principalmente relacionadas às documentações, os gastos com combustível mensalmente, as  necessidades de um veículo para seu funcionamento básico,  estética e acessórios. 

Para isso, é importante conhecer o básico de veículos e  algumas vantagens em determinados procedimentos. Um dos procedimentos que mais causam dúvidas e insegurança, é o envelopamento automotivo.  

O que é o procedimento de envelopamento automotivo? 

O envelopamento automotivo é um procedimento criado para realizar a função de trocar a cor que já está estabelecida, criar uma camada de proteção,  fazer uma mudança mais rápida e inovar no estilo. 

O procedimento do envelopamento automotivo consiste em uma aplicação de uma fina camada adesiva lisa de cor, que podem ser cores cintilantes, opacas, metalizadas ou com  algum detalhe em particular. O envelopamento automotivo pode também ser denominado de plotagem.  

É uma maneira criada para que os proprietários tenham a opção de fazer mudanças estéticas em seus veículos de uma maneira mais prática e acessível, sem muita burocracia de outros processos. 

A camada é aplicada e já garante uma visão de mudança estética e satisfaz o desejo do motorista em inovar ou cobrir algum arranhão, perda de tinta, entre outros.  

Como é feita a aplicação do envelopamento automotivo? 

O envelopamento é feito por uma camada que normalmente pode ser feita por 3 materiais de comum uso e de maneira manual, por um profissional.  Podendo ser vinil, pvc ou líquido. 

Entretanto, o vinil é o material mais indicado, sendo uma garantia de melhor uso, evitando manchas, texturas irregulares, maior durabilidade, evita prejudicar a pintura original, sendo então uma alternativa mais garantida e mais benéfica em relação ao pvc, por exemplo. 

Para uma maior durabilidade e acabamento, é indicado por profissionais realizar manutenções com 3 anos de intervalos, pois tendem a iniciar uma  desvalorização do envelopamento.  

Quais as principais vantagens em utilizar o envelopamento automotivo? 

O envelopamento automotivo é uma alternativa disponível para ser mais acessível e mais prática, em relação a outros meios de pintura, consertos de  manchas, texturas ou arranhões, principalmente em relação ao seu custo benefício. 

Já inserindo como um dos benefícios, e economia em relação a outros meios de pintura, o custo benefício é uma das maiores vantagens, pois pode ser  considerado até 40% mais barato em relação a uma pintura padrão. Mesmo que ainda necessite de um investimento financeiro um pouco além da média, ainda é mais acessível que o padrão.  

Uma das maiores vantagens além do custo benefício, é a disponibilidade de mudanças constantes (inovação) e com isso preservar a pintura original do veículo, pois a camada de envelopamento irá cobrir a pintura original e se feita de maneira profissional e com o material mais indicado, o envelopamento pode preservar a pintura original e garantir uma proteção. 

Além de claro, oferecer uma opção de mudanças constantes nas cores, modelo de “pintura”, entre outros.  A durabilidade pode ser um ponto benéfico de acordo com o contexto e os cuidados do proprietário do veículo para com as manutenções e limpezas.

Os profissionais indicam uma manutenção, ou troca do envelopamento a partir do 3° ano de uso, mas com cuidados corretos, limpeza com produtos neutros e sem  uma exposição constante ao sol, é possível que dure até 10 anos. Sendo então, um benefício para uma estética duradoura. Por fim, a estética é um ponto de benefício que pode ser considerado.

Além da variedade de cores, texturas, efeitos e misturas, no qual pode não ser possível obter através da pintura padrão, o envelopamento é considerado uma proteção de anos em relação à pintura original, que irá possuir uma camada de proteção para o exterior. Sendo uma maneira estética de possuir uma pintura inovadora, bonita, variada e ainda garantir uma proteção para a pintura original. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *